Porque a pausa de 7 dias do anticoncepcional?
Porque a pausa de 7 dias do anticoncepcional?
Por que fazer a pausa do anticoncepcional? A pausa da pílula anticoncepcional deve ser respeitada para permitir a limpeza do útero, pois, embora os ovários não estejam amadurecendo óvulos, o útero continua se preparando, todos os meses, para uma possível gravidez, tornando-se mais espesso devido ao endométrio.
Como ocorre a pausa do anticoncepcional durante a menstruação?
- A fertilidade ocorre apenas durante o período ovulatório, que é bloqueado pela ação da pílula. O tempo de pausa do anticoncepcional não é suficiente para fazer a mulher a voltar a ovular e, por esse motivo, não existe risco de gravidez. Aliás, é na pausa do anticoncepcional que acontece a menstruação quem toma pílula.
Qual a eficácia do anticoncepcional?
- Porém, se durante o uso do anticoncepcional, anterior a pausa, ocorrerem distúrbios gastrointestinais com diarreia ou vômitos até 4 horas após a sua ingestão, a absorção do anticoncepcional poderá ser prejudicada, reduzindo sua eficácia. Também o uso de medicamentos, como certos antibióticos e anticonvulsivantes, pode interferir na sua ação.
Posso emendar o anticoncepcional?
- Posso emendar o anticoncepcional? A mulher pode emendar duas cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde. No entanto, quem deseja acabar com a menstruação deve trocar a pílula por uma de uso contínuo, que não precisa de pausa, nem há menstruação.
Como ficar tranquila com a pausa da pílula anticoncepcional?
- De acordo com a ginecologista Bárbara Murayama, a pausa da dosagem hormonal não interfere na ação contraceptiva do método e não aumenta o rico de gravidez. Por isso, se você teve uma relação sexual desprotegida durante a pausa da pílula anticoncepcional pode ficar tranquila.