Qual o limite de ligações de cobrança?
Índice
- Qual o limite de ligações de cobrança?
- Como parar de receber ligações de cobrança?
- Sou obrigado a atender ligações de cobrança?
- O que fazer quando te ligam cobrando outra pessoa?
- O que é uma cobrança abusiva?
- Quantas vezes a empresa pode ligar cobrando?
- É permitido fazer cobrança dia de sábado?
- Qual o horário que as centrais de cobrança podem ligar?
- Como é preciso suportar a cobrança de dívidas?
- Quais são as ligações de uma só vez?
- Por que o consumidor não pode insistir na cobrança?
- Qual o número suficiente de atendentes para dar conta de todas as ligações?
Qual o limite de ligações de cobrança?
Empresa deve indenizar consumidor que recebeu mais de 100 ligações de cobrança.
Como parar de receber ligações de cobrança?
Quer sejam de uma ligação de telemarketing ou de cobrança, é possível bloquear números desconhecidos usando um serviço da Anatel, um do Procon e também por meio de aplicativos....Algumas das opções são:
- TrueCaller;
- WhosCall;
- CallApp;
- Mr. Number.
Sou obrigado a atender ligações de cobrança?
Nenhum consumidor é obrigado a suportar este incômodo, tanto em casos de dívidas quitadas quanto em situações de pendências financeiras. Afinal, mesmo se alguém estiver inadimplente, a empresa não pode insistir na cobrança de modo que leve ao constrangimento ou incômodo.
O que fazer quando te ligam cobrando outra pessoa?
Tente sempre formalizar as suas solicitações, pedindo para a empresa enviar o número de protocolo e a gravação da ligação, se possível. Caso, mesmo depois da solicitação, a empresa continue realizando chamadas de cobranças indevidas, tente gravar as ligações para usar como prova futuramente.
O que é uma cobrança abusiva?
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) conceitua a cobrança abusiva como aquela em que o fornecedor faz ameaças, constrange o devedor física ou moralmente para que pague o valor.
Quantas vezes a empresa pode ligar cobrando?
— O credor pode, sim, ligar para o trabalho (do inadimplente), o que não pode é fazer “tortura psicológica”, com ligações insistentes, várias vezes ao dia e diariamente. E nem mesmo dar ciência do débito para terceiros, isto é, falar sobre a dívida com qualquer pessoa que não seja o devedor — diz Janaína.
É permitido fazer cobrança dia de sábado?
As empresas que quiserem cobrar clientes inadimplentes têm agora horário estipulado por lei. As ligações não podem ser feitas após as 20h durante a semana e depois das 14h aos sábados. As cobranças por telefones estão proibidas nos domingos e feriados. Quem desrespeitar pode ser multado em até R$ 7,2 milhões.
Qual o horário que as centrais de cobrança podem ligar?
A mesma lei garante ligações de cobrança durante a semana entre as 8 horas e 20 horas. Ou seja, mesmo que a cobrança seja devida, ela não pode ser feita de forma desrespeitosa e a qualquer horário, não!
Como é preciso suportar a cobrança de dívidas?
- Não é preciso suportar o número excessivo de ligações que muitas empresas de cobrança fazem, porque essa é uma atitude que vai contra a legislação de defesa do consumidor. Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado.
Quais são as ligações de uma só vez?
- Muitas vezes, de 15 a 20 ligações de uma só vez. À medida que alguns vão atendendo, essas ligações são repassadas para os atendentes, que então fazem o contato com o cliente. No entanto, nem sempre há um número de atendentes suficientes para dar conta de todas as ligações atendidas.
Por que o consumidor não pode insistir na cobrança?
- Mas, mesmo se o consumidor estiver inadimplente, as empresas não podem insistir na cobrança a ponto de serem invasivas e, caso a situação venha a causar constrangimento - a cobrança vexatória - o consumidor pode requerer uma indenização. A situação incômoda de receber inúmeras e insistentes ligações de cobrança é muito comum.
Qual o número suficiente de atendentes para dar conta de todas as ligações?
- No entanto, nem sempre há um número de atendentes suficientes para dar conta de todas as ligações atendidas. Como consequência disso, os demais que atendem mais tarde acabam ficando no vácuo e tudo que ouvem é o silêncio do outro lado da linha.