adplus-dvertising

Como se defender de uma multa que não cometi?

Índice

Como se defender de uma multa que não cometi?

Como se defender de uma multa que não cometi?

Para se livrar do pagamento dessa multa indevida, será necessário entrar com recurso em um processo que pode durar até três etapas, sendo elas a defesa prévia, o recurso em primeira instância e o recurso em segunda instância. Caso esses dados estejam faltantes ou incorretos, a multa deverá ser cancelada.

O que fazer quando você recebe uma multa que não cometeu?

A providência é fazer um Boletim de Ocorrência e tentar a mudança da placa no Detran local (o procedimento varia conforme o estado). Mas isso não isenta o dono do carro de entrar com recurso contra as infrações para se ver livre das multas.

Como provar que não levei multa?

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Como saber se o guarda me multou?

Como consultar a multa de trânsito no sistema do Detran?

  1. Acesse o site o Detran do seu estado;
  2. Verifique o menu de serviços oferecidos pelo site e clique em infrações;
  3. Escolha a opção consulta de infrações;
  4. Preencha o formulário com o código Renavam e a placa do veículo;
  5. Depois é só clicar em consultar.

Como recorrer de uma multa indevida de trânsito?

Envie a sua defesa para o órgão de trânsito que fez a autuação. O endereço do órgão autuador da infração tem que estar na notificação da multa e no auto de infração. Espere ser julgado e caso tenha sido negada a defesa ou não provido o recurso, você pode recorrer. Se for a defesa negada você deve recorrer para a JARI.

Como contestar multa de trânsito?

Recorrer é um direito!

  1. 1º Passo: Apresentar a Defesa Prévia. Quando o processo administrativo do qual falamos no tópico anterior é aberto, o condutor recebe, em seu endereço, a chamada Notificação de Autuação. ...
  2. 2º Passo: Entrar com recurso em primeira instância (JARI) ...
  3. 3º Passo: Entrar com recurso em segunda instância.

Onde contestar multa de trânsito?

O julgamento em 1ª instância cabe à Junta Administrativa de Recurso de Infrações - JARI. Em 2ª instância, cabe ao Conselho Estadual de Trânsito - Cetran. O recurso poderá ser apresentado junto com todos os documentos exigidos na Ciretran da residência ou domicílio do infrator.

Quando não recebe a notificação de multa?

Quando você não receber a notificação de uma multa em um prazo máximo de 60 dias a partir da data impressa na multa ou da data em que a multa for aplicada, você pode fazer um recurso baseado no Art. 281, Parágrafo único.

Qual o prazo para recorrer de uma multa de trânsito?

30 dias Para isso, o motorista deve se atentar à carta de autuação. Nela constará o prazo para se entrar com o recurso - que segundo o art. 281 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é de no mínimo 30 dias corridos - e os documentos que devem ser anexados à defesa.

Qual o prazo para pagar a multa?

  • De qualquer forma ela deve julgar seu recurso e lhe enviar uma resposta no máximo em 30 dias. Caso esta junta não aceite suas explicações, você será novamente notificado para pagar a multa e terá que, obrigatoriamente, pagá-la, para continuar com seu recurso administrativo e recorrer a um órgão superior do sistema, como:

Como você pode desistir da multa?

  • Se você não quiser pagar a multa, você pode desistir do recurso administrativo e optar por um recurso judicial, através dos tribunais de pequenas causas, dentro da justiça comum, com os trâmites de um processo normal através de advogado e tudo mais.

Qual o prazo para receber uma notificação de multa?

  • Acontece com mais frequência do que o normal. O prazo para receber uma notificação de multa é de 30 dias após a infração ter sido cometida, máximo de 60 dias. Em algumas situações é possível que haja algum atraso na entrega da notificação.

Como consultar multas pelos automóveis?

  • Muitos motoristas têm dúvida de como consultar multas pela placa e Renavam dos veículos. Para auxiliá-los a conferir as infrações vinculadas aos automóveis, disponibilizamos os links dos sites da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), onde as informações se encontram.

Postagens relacionadas: