Estou grávida e a empresa foi vendida?
Índice
- Estou grávida e a empresa foi vendida?
- Pode transferir funcionária grávida?
- Sou obrigada a falar que estou grávida na entrevista?
- Estou grávida e não quero mais trabalhar na empresa?
- Pode diminuir o salário de uma gestante?
- Qual o valor da multa por demitir uma gestante?
- O que acontece se eu entrar em uma empresa grávida?
- Quando mudam os donos da empresa?
- Qual o desconhecimento da gravidez pelo empregador?
- Será que a empregada está grávida após o aviso prévio?
- Como verificar se a empregada estava grávida durante o contrato de trabalho?

Estou grávida e a empresa foi vendida?
O empregador fica obrigado a pagar todos os salários à funcionária grávida como se ela estivesse trabalhando até o fim da estabilidade (5 meses após o parto). Por isto, o valor da indenização vai variar de acordo com o salário e com o tempo que falta para acabar a estabilidade da gestante.
Pode transferir funcionária grávida?
LEGISLAÇÃO PERMITE TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÃO DA GESTANTE A transferência de função da empregada gestante, quando as condições de saúde assim o exigirem, encontra respaldo no texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não fere a Constituição.
Sou obrigada a falar que estou grávida na entrevista?
Para a advogada Maria Lúcia Benhame, a candidata deve relatar sua gravidez durante a entrevista. ... Para Maria Lúcia, qualquer pergunta em relação à gravidez é vedada na entrevista de emprego. Já Dantas diz que o entrevistador pode perguntar isso à candidata. “O que a empresa não pode é deixar de contratar por isso”.
Estou grávida e não quero mais trabalhar na empresa?
Um dos direitos da gestante é a estabilidade no trabalho. A garantia de que não será mandada embora desde o conhecimento da gravidez até cinco meses após o parto, salvo se comprovada a justa causa.
Pode diminuir o salário de uma gestante?
Com a publicação da Lei Nº 141, a empregada gestante não poderá firmar acordo de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário para trabalho presencial, somente para teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.
Qual o valor da multa por demitir uma gestante?
Ou seja, a gestante deve receber os salários de todo o período de estabilidade, 13º salário, férias mais 1/3, FGTS com multa de 40% e, ainda, o aviso prévio com a projeção até o fim desse período.
O que acontece se eu entrar em uma empresa grávida?
A estabilidade provisória da empregada gestante também é protegida em hipóteses de admissão mediante contrato por tempo determinado. A estabilidade da gestante é um direito constitucional e neste caso a mesma terá a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
Quando mudam os donos da empresa?
- Quando os donos da empresa mudam de forma provisória ou definitiva e a atividade econômica desenvolvida por ela seja mantida, ocorre o que no Direito do Trabalho chamamos de sucessão trabalhista ou de empregadores.
Qual o desconhecimento da gravidez pelo empregador?
- Muitas empregadas gestantes acreditam que o desconhecimento da gravidez pelo empregador afasta o direito à estabilidade. Fazem, com bastante frequência, a seguinte pergunta no escritório de advocacia: “dr… entrei na empresa grávida.
Será que a empregada está grávida após o aviso prévio?
- Em alguns casos, a empregada descobre que está grávida apenas durante o aviso prévio, ou seja, após ser dispensada. Contudo, imaginar que você perderá seu direito em um cenário como esse é um pensamento bastante equivocado. Vou explicar, daqui a pouco, qual é o entendimento majoritário dos Tribunais sobre esse tema.
Como verificar se a empregada estava grávida durante o contrato de trabalho?
- Em casos como esse, o advogado e o juiz de direito apenas observam a carteira de trabalho (para verificar se a empregada trabalhava na empresa), o ultrassom (para verificar se a empregada estava grávida durante o contrato de trabalho) e, por fim, a dispensa (data da baixa na carteira, aviso prévio ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).