Estou grávida de 5 semanas e estou sentindo cólicas é normal?
Índice
- Estou grávida de 5 semanas e estou sentindo cólicas é normal?
- É normal sentir pontadas na virilha no início da gravidez?
- Estou grávida e estou sentindo pontadas no pé da barriga?
- Como é comum a grávida sentir cólicas durante a gestação?
- Qual a causa mais rara de cólicas no segundo trimestre?
- Como o obstetra pode diminuir as cólicas?
- Por que a cólica de gravidez se relaciona com o aborto?

Estou grávida de 5 semanas e estou sentindo cólicas é normal?
Tudo isso é normal e não há motivos para preocupações. As dores na parte inferior das costas e as cólicas semelhantes às menstruais são bem comuns nas primeiras 5 semanas de gravidez — assim como o cansaço constante.
É normal sentir pontadas na virilha no início da gravidez?
Uma das principais causas de dor na virilha na gravidez é o aumento do peso do bebê, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação. Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.
Estou grávida e estou sentindo pontadas no pé da barriga?
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
Como é comum a grávida sentir cólicas durante a gestação?
- Saiba mais! 1. É comum a grávida sentir cólicas? Segundo os médicos, dores uterinas durante a gestação são relativamente comuns e normais desde que não sejam muito frequentes e intensas. Já se as cólicas se tornam corriqueiras e fortes, é importante relatar o fato ao obstetra que faz o acompanhamento pré-natal.
Qual a causa mais rara de cólicas no segundo trimestre?
- Uma causa mais séria, mas também mais rara de cólicas no segundo trimestre é a fibrose uterina. Essa condição consiste no crescimento de tumores benignos dentro e nas paredes externas do útero. Esses tumores podem parar de crescer no segundo trimestre, porque não há sangue suficiente para sustentar seu crescimento.
Como o obstetra pode diminuir as cólicas?
- Em alguns casos o obstetra poderá receitar o uso de medicamentos para diminuir a dor e o desconforto das cólicas. Geralmente quando a mulher se acalma e relaxa ficando em repouso as cólicas diminuem, mas é importante anotar quantas vezes por dia as cólicas surgiram e em que situações elas melhoraram ou pioraram.
Por que a cólica de gravidez se relaciona com o aborto?
- Embora nem toda cólica de gravidez seja sinal de algum problema sério, há casos em que as dores se relacionam, sim, com o aborto. “As cólicas que tendem a piorar e as que são acompanhadas de sangramentos são as que normalmente se relacionam com abortamentos”, avisa o obstetra Aléssio Mathias.