Quando se usava vosmecê?
Quando se usava vosmecê?
Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.
Que tipo de variação compreende as formas Cê é vossa mercê?
A palavra “vossa mercê” se transformou sucessivamente em “vossemecê”, “vosmecê”, “vancê” e “você”. Além disso, ao longo do tempo, algumas palavras tiveram alteração na pronúncia, mas não na escrita, enquanto um mesmo som pode ser apresentado com diferentes representações.
Qual a origem do pronome você?
“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.
Como usar vosmecê?
Pron. Contr. de Vossa Mercê; pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa; forma de tratamento não cerimoniosa entre duas pessoas iguais ou de superior para inferior. Também pode ser substituada pela palavra 'tu', mas depende de adaptações na concordância verbal.
O que significa estar à mercê?
substantivo feminino Retribuição por um serviço ou trabalho; graça, favor, benefício. Perdão dos pecados; indulto, perdão. Expressão de bondade para com uma pessoa; benignidade. ... Em completa dependência de uma pessoa ou coisa; sujeito a vontade de: estava à mercê de doações; o barco estava à mercê do vento.
Como se escreve variação?
Significado de Variação substantivo feminino Ação ou efeito de variar, de submeter a mudanças, de diversificar; inconstância, desigualdade. Conjunto de alterações que podem ser observadas num dado momento, organismo, espécie, durante um tempo determinado.
O que é variações linguisticas dê exemplos?
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.