Em que situação económica e social foi desencadeada a Conjuração Baiana?
Índice
- Em que situação económica e social foi desencadeada a Conjuração Baiana?
- Quais eram as principais influências da Conjuração Baiana?
- O que aconteceu com os conspiradores da Conjuração Baiana?
- Quais foram os grupos envolvidos na Conjuração Baiana?
- Quais outros movimentos foram influenciados pela Conjuração Baiana?
- Qual a relação entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

Em que situação económica e social foi desencadeada a Conjuração Baiana?
A Conjuração Baiana foi resultado da insatisfação das elites com o governo metropolitano que prejudicava as atividades econômicas dessa classe. Além disso, na cidade de Salvador do final do século XVIII, a fome era um problema que afetava a qualidade de vida de todos.
Quais eram as principais influências da Conjuração Baiana?
A Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.
O que aconteceu com os conspiradores da Conjuração Baiana?
Todavia, os líderes alfaiates e os soldados receberam a penalidade máxima e mais cruel. Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento, Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas foram executados, decapitados e tiveram suas cabeças penduradas na Praça da Piedade no dia 08 de novembro 1799.
Quais foram os grupos envolvidos na Conjuração Baiana?
Envolveram-se na Conjuração Baiana escravos e ex-escravos, soldados, pequenos burgueses (como artesãos e pequenos comerciantes) e membros das classes médias urbanas.
Quais outros movimentos foram influenciados pela Conjuração Baiana?
Apesar de seu terrível desfecho, a Conjuração Baiana influenciou outros movimentos como a independência (1822), a Revolta do Malês (1835) e a abolição da escravatura (1888).
Qual a relação entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.