Como Aristóteles caracteriza o discernimento como uma faculdade que tornou possível a ação ou conduta ética?
Índice
- Como Aristóteles caracteriza o discernimento como uma faculdade que tornou possível a ação ou conduta ética?
- Quais as principais características ou quando uma ação é virtuosa segunda Aristóteles?
- Quando somos virtuosos segundo Aristóteles?
- Quais são e quais as diferenças entre as virtudes éticas e Dianéticas?
- O que é a ética helenista?
- Como a conduta ética pode ser cumprida?
- Como se pode entender a felicidade como um conceito ético?
- Por que a ação ética deve ser evitada?
- Qual é o conjunto de regras de conduta?

Como Aristóteles caracteriza o discernimento como uma faculdade que tornou possível a ação ou conduta ética?
Como Aristóteles caracteriza o discernimento (phronesis) como uma faculdade que torna possível a ação ou conduta ética? Aristóteles caracteriza discernimento como uma qualidade racional que leva à verdade no tocante às ações relacionadas com os bens humanos: coisas boas ou más para os seres humanos.
Quais as principais características ou quando uma ação é virtuosa segunda Aristóteles?
Sabemos que, segundo Aristóteles, a ação virtuosa deve ser desejada em vista dela mesma, i.e., por ser boa e não por resultar em prazer. Isto se justifica a partir de dois argumentos.
Quando somos virtuosos segundo Aristóteles?
Mas o que seria um homem virtuoso para Aristóteles? Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática.
Quais são e quais as diferenças entre as virtudes éticas e Dianéticas?
Por virtudes dianoéticas entendem-se as capacidades de conhecimento possíveis à alma racional. Seriam as virtudes do pensamento, da racionalização, ao passo que as virtudes éticas seriam as virtudes referentes ao caráter do homem, à moral.
O que é a ética helenista?
Despreza os prazeres em geral, por considerá-los fonte de muitos males; TANTO NO PENSAMENTO CLÁSSICO COMO TAMBÉM NO PERÍODO HELENISTA, A ATITUDE ÉTICA OU MORAL PARTE DE UMA BUSCA PELA VIRTUDE, RESULTANTE DO TRABALHO REFLEXIVO, DA SABEDORIA E DO CONTROLE RACIONAL DOS DESEJOS E PAIXÕES. ...
Como a conduta ética pode ser cumprida?
- Uma outra conduta ética seria ter o meio termo como base e ás vezes ir ao sentido do excesso e ao sentido da falta para poder ficar no meio termo já que muitas vezes são atitudes fortes que fazem com que a ética seja cumprida. 5- Como Aristóteles caracteriza o discernimento (phronesis) como uma faculdade que torna possível a ação ou conduta ética?
Como se pode entender a felicidade como um conceito ético?
- 2- Como se pode entender, segundo Aristóteles, a felicidade como um conceito ético? Na concepção aristotélica a noção de felicidade está ligada intrinsecamente à ética e assim é caracterizada como "ética eudaimônica", isto é a felicidade possui papel central na ética.
Por que a ação ética deve ser evitada?
- Em outras palavras a ação ética é caracterizada pelo equilíbrio e deve ser evitada qualquer ação extremada, isto é, tanto o excesso quanto a falta é um desequilibro que possui duas razões originárias na própria coisa, uma por o extremo estar mais próxima ao meio termo e o seu contrário.
Qual é o conjunto de regras de conduta?
- A conduta também é realizada conforme o conjunto de regras morais e éticas de um determinado grupo de pessoas. É o chamado código de conduta. Este conjunto de regras é normalmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.