O que o estoicismo fala sobre a morte?
Índice
- O que o estoicismo fala sobre a morte?
- O que o estoicismo defendia?
- Como aplicar o estoicismo na vida?
- Como aplicar o estoicismo no dia a dia?
- Qual é a origem do estoicismo?
- Quais são os princípios da pessoa estoica?
- Quais os princípios da filosofia estoica?
- Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

O que o estoicismo fala sobre a morte?
Para os pensadores estóicos, morrer é mudar. E a mudança, por sua vez, é sinônimo da continuidade da vida. Assim, se a morte é parte inevitável do ciclo vida, então ela jamais deveria ser temida. ... O fato é o seguinte: não recebemos uma vida breve, mas a fazemos, nem somos dela carentes, mas esbanjadores.
O que o estoicismo defendia?
O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.
Como aplicar o estoicismo na vida?
Sem mais delongas, apresento cinco maneiras de tornar o estoicismo uma prática diária:
- Visualize sua vida sem as coisas que você ama. ...
- Memento Mori – meditar sobre a morte. ...
- Definir objetivos internos e desvincular-se dos resultados. ...
- Desconforto bem-vindo. ...
- Perseguir vigorosamente o caráter e a virtude.
Como aplicar o estoicismo no dia a dia?
Leia uma frase de um filósofo do Estoicismo por dia e reflita sobre o significado. Repita-a várias vezes e contemple sobre o que ela quer dizer. Mesmo que essa frase tenha mais de dois mil anos, pense em como ela se aplica à sua vida hoje. Você também pode buscar frases de Epíteto, Sêneca e Marco Aurélio.
Qual é a origem do estoicismo?
- Um exemplo de onde há uma influência invisível do Estoicismo é no Cristianismo. O Cristianismo saiu de uma religião perseguida para se tornar a religião oficial do Império Romano em um período quando o Estoicismo era popular e parte do inconsciente coletivo da civilização romana.
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:
Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?
- Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma raão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.