Quais livros da Bíblia foram a base da formação da filosofia patrística?
Índice
- Quais livros da Bíblia foram a base da formação da filosofia patrística?
- Quando surgiu a Patristica e qual seu objetivo?
- O que foi a educação patrística?
- Quais são as obras patrísticas?
- Qual é o nome da filosofia cristã dos três primeiros séculos?
- Quais são as bases da filosofia grega?
- Como se interpreta o cristianismo?

Quais livros da Bíblia foram a base da formação da filosofia patrística?
Marilena Chaui destaca que a Filosofia Patrística "inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIIIi". É importante ressaltar que o período patrístico foi um período de mudança e transição de pensamento.
Quando surgiu a Patristica e qual seu objetivo?
A Patrística recebeu esse nome por abrigar os primeiros padres, "pais", da Igreja Católica e, em seu início, essa Filosofia serviu ao pensamento cristão por meio das apologias do cristianismo, pois o pensamento cristão, ainda no século III d.C., não era bem difundido na Europa.
O que foi a educação patrística?
A escola patrística, ou simplesmente Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido.
Quais são as obras patrísticas?
- A Patrística, junto à Escolástica, produziu diversos livros importantes para a compreensão do pensamento religioso cristão ocidental e para a formulação de um pensamento racional medieval. As obras patrísticas que merecem destaque são:
Qual é o nome da filosofia cristã dos três primeiros séculos?
- Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos três primeiros séculos, elaborada pelos Pais da Igreja, os primeiros teóricos —- daí "Patrística" — e ...
Quais são as bases da filosofia grega?
- Ao tecer uma análise criteriosa das bases do pensamento cristão, dos dogmas cristãos e de uma certa concepção teológica, podemos encontrar traços platônicos e elementos da Filosofia Grega.
Como se interpreta o cristianismo?
- De um lado, se procura interpretar o cristianismo mediante conceitos tomados da filosofia grega, do outro reporta-se ao significado que esta última dá ao cristianismo.