adplus-dvertising

Onde nasce a Vitória-Régia?

Índice

Onde nasce a Vitória-Régia?

Onde nasce a Vitória-Régia?

A vitória-régia é a maior planta aquática do mundo e que tem a maior flor das Américas. Ela também é conhecida pelo nome popular de jaçanã. Esta planta é encontrada no Brasil, Bolívia e Guianas. No território brasileiro ela é típica da região Norte, na bacia do Rio Amazonas.

Quando a vitória-régia floresce?

Suas flores brotam nos meses de janeiro e fevereiro, e duram apenas 48 horas, abrindo somente à noite e apresentando cores brancas no primeiro dia e rosadas no segundo e final dia, com várias camadas de pétalas.

Por que a Vitória-Régia tem esse nome?

Origem. A vitória-régia ganhou esse nome do botânico inglês John Lindley, em homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, no século XIX. A expedição à Amazônia de que ele participava levou sementes da planta para os jardins do palácio da rainha.

Quanto tempo vive a Vitória-Régia?

48 horas A flor da vitória-régia vive por apenas 48 horas. É uma planta exclusivamente aquática. Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 2,5 metros de diâmetro quando adultas.

Quantos quilos a planta Vitória Régia aguenta?

50 quilos Suas folhas podem atingir 2,5m de diâmetro e suportam até 50 quilos. Exuberante em sua forma diferenciada e em seu tamanho – suas folhas podem atingir 2,5 metros de diâmetro e sustentar peso de até 50 quilos –, a vitória amazônica, popularmente conhecida como vitória-régia encanta pesquisadores e turistas.

Qual é a cor da flor Vitória Régia?

Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho, mas a flor só se abre à noite) pode ser branca, lilás, roxa, rosa e até amarela, e expele uma fragrância noturna adocicada que lembra a do abricó. É chamada pelos europeus de "rosa lacustre", e mantém-se aberta até o início da manhã seguinte.

Qual a importância da Vitória Régia?

Curiosidades – A vitória-régia apresenta importância medicinal e culinária. É utilizada para a cicatrização de ferimentos e considerada depurativa. A pequena semente é rica em ferro, amido e tem sabor semelhante ao de pipoca - quando submetida ao calor, estoura.

Quais são as partes da Vitória Régia?

  • FLORES. Fortemente perfumadas, desabrocham ao entardecer e podem alcançar até 30 cm de diâmetro.
  • PEDÚNCULOS. São iguais aos pecíolos, apenas um pouco mais finos, e seguram as flores. ...
  • RAÍZES. São bem grossas e bem enterradas no lodo do rio, para sustentar o caule com a firmeza necessária.
  • FOLHAS. ...
  • PECÍOLOS.

Quais são os outros nomes dados a Vitória Régia?

Outros nomes: irupé (guarani), uapé, aguapé (tupi), aguapé-açu, jaçanã, nampé, forno-de-jaçanã, rainha-dos-lagos, milho-d'água, cará-d'água, apé, forno, forno-de-jacaré, forno-d'água, iapunaque-uaupê, iaupê-jaçanã.

Qual é o significado da palavra Vitória Régia?

Significado de Vitória-régia substantivo feminino Planta aquática, pertencente à família das ninfeáceas, Victoria regia, de origem sul-americana, sendo que suas folhas circulares podem chegar aos 2 metros de diâmetro, com flores únicas, brancas e sementes comestíveis; rainha-do-lago. ... Do latim Victoria regia.

Qual é a história da Vitória Régia?

  • Qual é a história da Vitória Régia? Segundo a lenda, Vitória-Régia era uma índia que era apaixonada por Jaci (o deus lua) e Jaci namorava as índias mais bonitas e eram transformadas em estrelas. Um dia Vitória-Régia se debruçou no rio para ver o reflexo de seu amado e se afogou.

Qual o nome da rainha Vitória?

  • Os ingleses deram-lhe o nome em homenagem à Rainha Vitória, quando o explorador alemão a serviço da Coroa Britânica Robert Hermann Schomburgk levou suas sementes para os jardins de um palácio inglês.

Qual a origem da Vitória Feminina?

  • Vitória vem do latim e Régia da mitologia feminina. Juntos eles remetem a uma mulher vitoriosa, guerreira e com enorme força interior, uma mulher com extremas virtudes para jamais desistir dos seus sonhos. Também é visto na simbologia como uma mulher extremamente atraída por guerras, rituais e ser uma vencedora.

Postagens relacionadas: