Em quais ocasiões a arte da dança?
Índice
- Em quais ocasiões a arte da dança?
- Por que a arte da dança é considerada a mais completa?
- Quem criou a arte da dança?
- O que é dança quem iniciou a arte da dança e desde quando ela existe?
- Quem iniciou a arte da dança e por que é considerada a arte mais completa explique?
- Quais eram as danças antigas?
- Qual a origem da dança contemporânea?
- Qual a história da dança na Idade Média?
- Qual a importância da dança na sociedade?

Em quais ocasiões a arte da dança?
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.
Por que a arte da dança é considerada a mais completa?
É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
Quem criou a arte da dança?
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
O que é dança quem iniciou a arte da dança e desde quando ela existe?
A dança é uma das formas de expressão mais antigas usadas pelo ser humano. Seus primeiros registros remontam à Pré-História, mais especificamente ao período Paleolítico, também conhecido como Idade das Pedras. Por volta do ano 9000 a.C., os seres humanos já dançavam.
Quem iniciou a arte da dança e por que é considerada a arte mais completa explique?
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.
Quais eram as danças antigas?
- Cada dança antiga expressava um sentimento particular. A emmélie e a gymnopédique eram danças lentas e sérias que traziam um sentimento trágico. Pyrrhics e sicinnis, danças mais rápidas, expressaram um sentimento satírico. Por fim, cordace e hyporchème, danças vivas e energéticas, expressaram a alegria dos dançarinos.
Qual a origem da dança contemporânea?
- Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos. Incorporando movimentos de diferentes estilos (jazz, dança moderna, dança clássica ...), a dança contemporânea tem foco na mudança de ritmo e na improvisação.
Qual a história da dança na Idade Média?
- É particularmente difícil conhecer a história da dança na Idade Média. Durante estes séculos, apenas uma pequena elite (nobres ou clérigos) sabia escrever e ler. Há, portanto, poucos registros sobre a dança da Idade Média, já que ela era sobretudo praticada pelo povo. A Igreja Cristã viu a dança como uma atividade sem escrúpulos.
Qual a importância da dança na sociedade?
- É mesmo durante o período da Antiguidade que a dança ganhou importância na sociedade! Durante o Egito dos faraós, as técnicas de desenho evoluíram, permitindo que os arqueólogos aprendessem mais sobre a prática desta arte. Na época, os dançarinos egípcios mostraram flexibilidade levantando as pernas muito alto para trabalhar o equilíbrio corporal.