Qual a proposta política de Platão na obra A República?
Índice
- Qual a proposta política de Platão na obra A República?
- Qual a importância da filosofia para Platão?
- O que estuda a filosofia política?
- Em quais obras encontramos as principais ideias políticas de Platão?
- Qual a importância da obra A República de Platão?
- Qual o conceito de filosofia para Platão?
- O que diz a filosofia de Platão?
- Quais são as abordagens da filosofia de Platão?
- Qual a relação entre Platão e a política?
- Qual seria o modelo político ideal de Platão?
- Quais são as abordagens da teoria de Platão?

Qual a proposta política de Platão na obra A República?
A justiça é o principal conceito desenvolvido em A República. Todo o texto se desenvolve ao redor da tentativa de definição desse conceito por Sócrates e seus interlocutores. Platão acredita que a justiça é a maior de todas as virtudes e compreende que, para que se possa praticá-la, é necessário defini-la.
Qual a importância da filosofia para Platão?
Filosofia de Platão Filósofo de grande consistência, Platão conseguiu direcionar a filosofia para temas pertinentes, como assuntos éticos, políticos, metafísicos e epistemológicos. Outra marca nas obras de Platão é o idealismo, o qual trata-se da busca pelo conhecimento como uma única maneira de encontrar a verdade.
O que estuda a filosofia política?
A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.
Em quais obras encontramos as principais ideias políticas de Platão?
A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não foi escrita sozinha. Ela é uma dentre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!
Qual a importância da obra A República de Platão?
Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais idéias. Ali está descrito o Mito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras idéias. Em A República, Platão idealiza uma cidade, na qual dirigentes e guardiães representam a encarnação da pura racionalidade.
Qual o conceito de filosofia para Platão?
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
O que diz a filosofia de Platão?
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
Quais são as abordagens da filosofia de Platão?
- O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.) Veja também: O que é Atitude Filosófica?
Qual a relação entre Platão e a política?
- Platão e a Política. Na política Platão contribuiu com sua maneira humanista de refletir sobre o homem e uma sociedade justa. Para ele, a Política era considerada uma das mais nobres atividades, posto que estava relacionada com a pólis, ou seja, as cidades gregas e a organização da vida dos cidadãos.
Qual seria o modelo político ideal de Platão?
- No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
Quais são as abordagens da teoria de Platão?
- O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.) Médio Platonismo (séculos I e II d.C.)