Em que o vício em jogos eletrônicos ou até em redes sociais pode nos prejudicar?
Índice
- Em que o vício em jogos eletrônicos ou até em redes sociais pode nos prejudicar?
- Qual o nome da doença que torna um jogador de jogos eletrônicos compulsivo pelo jogo?
- Quais os efeitos negativos dos jogos eletrônicos?
- Qual a influência dos jogos eletrônicos na vida real e a classificação do uso exagerado como transtorno mental?
- Como se livrar do vício de jogos?
- Quais as características do vício em jogos eletrônicos?
- Será que o vício em jogos eletrônicos é doença?
- Qual o problema do jogo eletrônico?
- Quais as características do vício em jogos online?

Em que o vício em jogos eletrônicos ou até em redes sociais pode nos prejudicar?
Essas condições clínicas incluem desde o sedentarismo, obesidade e problemas ortopédicos, até quadros psiquiátricos que envolvem insônia, ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento social e dependência pelo uso excessivo de Internet e dos jogos online.
Qual o nome da doença que torna um jogador de jogos eletrônicos compulsivo pelo jogo?
Apelidada de gaming disorder, a dependência de jogos de videogames é reconhecida desde 2018 pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11), da Organização Mundial da Saúde.
Quais os efeitos negativos dos jogos eletrônicos?
Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade). Quando o jogo se torna um vício, ele pode causar vários problemas em seus usuários (Figura 4).
Qual a influência dos jogos eletrônicos na vida real e a classificação do uso exagerado como transtorno mental?
A dependência de jogos eletrônicos e sua influência no dia a dia dos mais jovens não param de suscitar debates e controvérsias. Um relatório da Associação Americana de Psicologia, baseado em mais de 100 estudos, concluiu que jogos de guerra, luta e tiro podem estimular a agressividade.
Como se livrar do vício de jogos?
Psicoterapia. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a opção mais utilizada em tratamento para vício em jogos online. Nela, afinal, o paciente entende os aspectos de sua dependência e cria condições para desenvolver formas de se relacionar socialmente, longe do ambiente dos jogos online.
Quais as características do vício em jogos eletrônicos?
- Apesar de ser relativamente novo no meio médico, a OMS, na CID-11, dividiu o vício em jogos eletrônicos em 3 diferentes categorias, relativas à “modalidade” de jogo: online, offline e não especificado. Entenda: As características do vício em jogos online são quase as mesmas dos outros tipos, ou seja:
Será que o vício em jogos eletrônicos é doença?
- Vício em jogos eletrônicos é doença? Sim. O vício em jogos eletrônicos é considerado oficialmente uma doença desde junho de 2018, quando foi lançado a CID-11 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Qual o problema do jogo eletrônico?
- O problema recebe o nome de “ Gaming Disorder”, algo como “Transtorno dos games” em tradução livre, mas tem sido chamado pela imprensa brasileira como vício em jogos eletrônicos. Por mais que seja divertido, jogar videogames demais e com uma fixação exacerbada pode trazer sérias consequências para a saúde.
Quais as características do vício em jogos online?
- As características do vício em jogos online são quase as mesmas dos outros tipos, ou seja: Prioridade crescente dada ao jogo, ou seja, o jogo passa ser mais importante para o jogador do que outras atividades diárias, como tomar banho, comer e se relacionar com outras pessoas;