adplus-dvertising

Quando foi a epidemia de poliomielite?

Índice

Quando foi a epidemia de poliomielite?

Quando foi a epidemia de poliomielite?

Por volta de 1910, grande parte do mundo experimentou um aumento dramático dos casos de poliomielite e as epidemias tornaram-se eventos comuns, principalmente nas cidades durante os meses de verão.

Quando foi o último caso de poliomielite no Brasil?

A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Quando Brasil recebeu a certificação de erradicação da poliomielite?

O Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas o último caso da doença foi registrado no País em 1989.

Quando foi criada a vacina Salk?

A vacina inativada contra poliomielite de Salk entrou em uso em 1955. Ela está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, os medicamentos mais seguros e eficazes necessários em um sistema de saúde.

Qual a última epidemia de poliomielite no Brasil?

  • Na metade dos anos 80, porém, tivemos a última epidemia de poliomielite no país que teve sua expressão máxima nos estados do nordeste. Os últimos isolamentos no Brasil foram em 1989, e desde então não tivemos mais casos de poliomielite selvagem no país (OLIVEIRA, 2002).

Quando surgiram os primeiros casos de poliomielite?

  • No Brasil, os primeiros relatos de casos esporádicos de poliomielite foram no início de 1911, em São Paulo pelo Dr. Luiz Hoppe – Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Rio de Janeiro pelo Dr. Oswaldo Oliveira no Hospital Misericórdia.

Qual a taxa de poliomielite no Brasil?

  • As taxas de letalidade variam de 5 e 10%, sendo mais elevadas em adultos do que em crianças. Os primeiros relatos de casos de poliomielite no Brasil foram feitos no início de 1911, em São Paulo, pelo Dr. Luiz Hoppe, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Rio de Janeiro, pelo Dr. Oswaldo Oliveira, do Hospital Misericórdia.

Como tratam as sequelas da poliomielite?

  • As sequelas da poliomielite são tratadas por meio de fisioterapia e da realização de exercícios que ajudam a desenvolver a força dos músculos afetados, além de ajudar na postura, melhorando assim a qualidade de vida e diminuindo os efeitos das sequelas.

Postagens relacionadas: