Qual é a data da constituição definitiva do crédito tributário?
Índice
- Qual é a data da constituição definitiva do crédito tributário?
- Quando surge o crédito tributário?
- Quando o crédito é constituído?
- Quando se considera definitivamente constituído o crédito tributário em que situações o lançamento regularmente notificado ao contribuinte pode ser modificado?
- Como se dá a constituição definitiva do crédito tributário?
- Quando se dá a constituição definitiva do crédito não tributário?
- O que é valor do crédito tributário apurado?
- O que é constituição do crédito?
- Em que situações o lançamento regularmente notificado ao contribuinte pode ser modificado?
- Quem pode desconstituir o crédito tributário?
- Qual a finalidade do crédito tributário?
- Será que o contribuinte pode anular o crédito tributário?
- Como se constitui a obrigação tributária?

Qual é a data da constituição definitiva do crédito tributário?
A posição vigente no STJ é a de que a constituição definitiva do crédito tributário se dá com a notificação do contribuinte e, consequentemente, este seria o momento do início da contagem do prazo prescricional do direito do Fisco.
Quando surge o crédito tributário?
O crédito tributário surge a partir dos processos que levam à obrigação tributária. Este conceito gera a relação entre o Estado e os contribuintes dos tributos em sua generalidade. Esta obrigação só é ativada quando ocorre o fato gerador. No imposto de renda, por exemplo, é preciso que haja um ganho de rendimentos.
Quando o crédito é constituído?
"O que" constitui o crédito é sempre o lançamento. O que compete à autoridade administrativa é a constituição do crédito tributário e não necessariamente o lançamento. Não se confunda o "exercício da competência" - a constituição do crédito -, com o "ato correspondente ao exercício da competência", - o lançamento.
Quando se considera definitivamente constituído o crédito tributário em que situações o lançamento regularmente notificado ao contribuinte pode ser modificado?
O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de: I – impugnação do sujeito passivo; II – recurso de ofício; III – iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149”.
Como se dá a constituição definitiva do crédito tributário?
A autoridade administrativa possui três formas de constituição do crédito tributário, quais sejam, o lançamento por declaração, lançamento por homologação e por meio do lançamento de ofício. ... Além do mais, importante frisar que qualquer tributo nasce obrigatoriamente com o fato gerador.
Quando se dá a constituição definitiva do crédito não tributário?
A constituição definitiva dos créditos não tributários da Administração ocorre com o trânsito em julgado do procedimento administrativo, momento em que se inicia o prazo da prescrição da pretensão executória. ... Referido princípio possui relação intrínseca com os institutos da decadência e da prescrição.
O que é valor do crédito tributário apurado?
No direito tributário brasileiro, crédito tributário representa o direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento administrativo denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vínculo jurídico que obriga o contribuinte ou responsável ( ...
O que é constituição do crédito?
A Autoridade Administrativa possui três formas de constituição do crédito tributário, quais sejam, o lançamento por declaração, lançamento por homologação e por meio do lançamento de ofício. ... Além do mais, importante frisar que qualquer tributo nasce obrigatoriamente com o fato gerador.
Em que situações o lançamento regularmente notificado ao contribuinte pode ser modificado?
O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de: I - impugnação do sujeito passivo; II - recurso de ofício; III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149.
Quem pode desconstituir o crédito tributário?
- Ela limita-se a confirmar o crédito tributário mantendo-se o auto de infração lavrado, ou a extinguir no todo ou em parte o crédito tributário definitivamente constituído pelo lançamento (art. 156, IX do CTN). Em outras palavras, a decisão administrativa pode desconstituir o crédito tributário.
Qual a finalidade do crédito tributário?
- A sentença judicial definitiva, ou manterá aquele crédito tributário, ou o extinguirá no todo ou em parte. Nem por isso cabe sustentar que o crédito tributário é definitivamente constituído com a final manifestação do Poder Judiciário.
Será que o contribuinte pode anular o crédito tributário?
- O mesmo acontece se o contribuinte notificado do lançamento, ou após encerramento da fase administrativa, ingressar em juízo para anular o crédito tributário. A sentença judicial definitiva, ou manterá aquele crédito tributário, ou o extinguirá no todo ou em parte.
Como se constitui a obrigação tributária?
- A obrigação tributária se constitui pela ocorrência do fato gerador, antecedendo o crédito tributário no tempo, em qualquer hipótese. Não há possibilidade de o crédito tributário preceder a obrigação, tanto que, como se viu, o crédito decorre da obrigação (art. 1, do CTN).