Como funciona o pagamento do ITCMD?
Índice
- Como funciona o pagamento do ITCMD?
- Qual é o momento de incidência do ITCMD?
- Quem tem isenção de ITCMD?
- Quem gera o ITCMD?
- Como gerar Dare ITCMD?
- Qual é a base de cálculo do ITCMD?
- Qual o prazo para pagar o ITCMD?
- Quem é o responsável pelo ITCMD?
- Quais são os atos do ITCMD?
- Quais são as regras do ITCMD do seu estado?

Como funciona o pagamento do ITCMD?
Calcular o ITCMD é bem simples: basta multiplicar o valor venal do bem ou direito pela alíquota correspondente. ... No estado de São Paulo, por exemplo, um herdeiro de uma casa no valor de R$ 500 mil deverá recolher R$ 20 mil em ITCMD, considerando a alíquota estadual de 4%.
Qual é o momento de incidência do ITCMD?
A primeira vez que ele incidirá será no momento da sucessão, e o segundo momento será na renúncia translativa gratuita. No caso de renúncia onerosa, haverá a incidência do ITCMD pela Causa Mortis, quando da sucessão, mas haverá no segundo momento a incidência do ITBI.
Quem tem isenção de ITCMD?
Nas transmissões em razão de óbito, há isenção nos seguintes casos: imóvel de residência, urbano ou rural, cujo valor não ultrapassar 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs e os familiares beneficiados nele residam e não tenham outro imóvel.
Quem gera o ITCMD?
ITCMD. Secretaria da Fazenda e Planejamento - Governo do Estado de São Paulo.
Como gerar Dare ITCMD?
Para imprimir a Declaração do ITCMD, o DARE para pagamento ou o Demonstrativo de Cálculo, acesse o sistema Declaratório por meio do Serviço Declaratório - Emitir de 2ª Via (Gare, Demonstrativo ou Resumo) e selecione no campo Outros o item Emitir Via Atualizada de Documentos do ITCMD.
Qual é a base de cálculo do ITCMD?
A base de cálculo do ITCMD está definida na Lei 10.705/2000 como o valor venal dos bens, assim entendido como o valor de mercado. O valor venal do imóvel é aquele pelo qual ele será transacionado em uma situação de compra e venda no mercado.
Qual o prazo para pagar o ITCMD?
- E qual o prazo para pagar o ITCMD? Segundo o Artigo 17 da mesma lei, o prazo para o recolhimento do ITCMD é de 30 dias após a homologação do cálculo, com prazo máximo de 180 dias da data do falecimento do autor da herança. Após esse prazo, podem incidir multa e juros.
Quem é o responsável pelo ITCMD?
- Existem contribuintes específicos para pagar o ITCMD. Do mesmo modo, o estado da federação tem leis próprias para regularizar. É o caso, por exemplo do Estado de Santa Catarina. A Lei nº 13.1 dispõe, assim, em seu artigo 5º quem são os responsáveis pelo imposto denominado ITCMD:
Quais são os atos do ITCMD?
- Característica Material Podemos perceber que o ITCMD, diferentemente do que usualmente ocorre, possui dois atos jurídicos distintos sob o aspecto material. Um é a transmissão de bens pela aceitação da herança, o outro é a transmissão de bens pela doação.
Quais são as regras do ITCMD do seu estado?
- Antes de doar algum bem ou valor, você precisa conhecer as regras de ITCMD do seu estado, para evitar multas e até conseguir isenção no pagamento desse imposto, que pode onerar bastante a transação. Esse imposto, no estado de São Paulo, é de 4% sobre o valor transferido.