O que pode acontecer se eu não alongar?
Índice
- O que pode acontecer se eu não alongar?
- Em quais situações os alongamentos são indicados?
- Para que tipo de pessoas é indicado o alongamento?
- Quais são os riscos que corremos em não nos alongar diariamente?
- Quais as consequências quando se pratica esporte sem fazer alongamento?
- Por que não alongar depois do treino?
- Porque não é bom alongar antes do treino?
- Como e quando devo alongar?
- Qual é o melhor momento para fazer alongamentos?
- Por que um alongamento nunca deve ser doloroso?
- Por que os alongamentos devem ser realizados no final?

O que pode acontecer se eu não alongar?
Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
Em quais situações os alongamentos são indicados?
O alongamento é indicado para pessoas que apresentam encurtamento muscular e falta de flexibilidade. Ele pode ajudar no relaxamento destes músculos e consequentemente, treiná-los a “aumentar a capacidade” de estiramento.
Para que tipo de pessoas é indicado o alongamento?
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
Quais são os riscos que corremos em não nos alongar diariamente?
Outra recomendação que Turibio passa é a de evitar o alongamento depois da realização de um exercício intenso, quando os grupos musculares estão acometidos de microtraumas. - Alongar neste momento não traz benefício, provocando maior dano aos músculos - explicou.
Quais as consequências quando se pratica esporte sem fazer alongamento?
Reichmann destaca que exercícios feitos de forma errada podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e ...
Por que não alongar depois do treino?
Alongar depois do treino Seja algo mais estático ou dinâmico, tudo o que você for tentar depois da corrida pode causar um leve desconforto. Por isso, não force o corpo para aumentar a dor. “Você não deve sentir dor”, diz Gromelski.
Porque não é bom alongar antes do treino?
Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades. Alongamentos intensos podem aumentar o risco de lesões tanto realizados antes, como após sessões de outros exercícios, principalmente que envolva força”, afirma o profissional.
Como e quando devo alongar?
- Como e quando devo alongar? 1 Preferencialmente depois da atividade física ou em algum outro momento do seu dia 2 Diariamente 3 Segure cada posição por pelo menos 1 minuto 4 Foque grupos musculares grandes e relacionados com a atividade física que você pratica (ex.: coxas e pernas para quem... 5 Evite dor articular ao fazer o alongamento More ...
Qual é o melhor momento para fazer alongamentos?
- Qual é o melhor momento para fazer alongamentos? Muitas pessoas pensam que o melhor momento para fazer alongamentos é antes do treino, mas não é. Na verdade, o momento ideal para o alongamento é após a atividade física, já que a eficácia é muito maior. Especialmente se for uma atividade física de alto impacto.
Por que um alongamento nunca deve ser doloroso?
- Um alongamento nunca deve ser doloroso”, argumenta Alonso. O diretor da divisão de atividade física do Clube Metropolitan, Francisco Pascal, afirma: “Nem sempre é indicado alongar logo após terminar de fazer exercício, às vezes, a musculatura está sobrecarregada.
Por que os alongamentos devem ser realizados no final?
- Esses alongamentos, mais relaxados e passivos, devem ser realizados no final, segundo os especialistas e estudos antes mencionados, pois quando acabamos de fazer um exercício, o organismo libera ácido lático através dos músculos.