Em que se fundamenta a ética de Habermas?
Índice
- Em que se fundamenta a ética de Habermas?
- Quais são os princípios da Ética do Discurso?
- O que é Ética do Discurso para Habermas?
- Em que consiste a Ética do Discurso?
- Em que a ética discursiva se afasta de Kant?
- O que é ética para Foucault?
- Quais são os níveis das regras do discurso moral de Habermas?
- Como se chama a ética de Habermas?
- É possível identificar o ponto central da ética kantiana a saber?
Em que se fundamenta a ética de Habermas?
Desse modo, Habermas pensa no desenvolvimento de uma ética em que o princípio moral deve ter atenção aos resultados e conseqüências do cumprimento geral das normas para o bem-estar de cada indivíduo; trata-se assim de defender um princípio moral em que justiça e solidariedade não são opostos, pois agir de modo justo em ...
Quais são os princípios da Ética do Discurso?
Em sociedades fragmentadas e plurais, a Ética do Discurso busca o princípio da universalização, sem assumir concepção particular de bem ou de vida boa. Distingue asserções valorativas daquelas rigorosamente normativas, que consideram possibilidades alternativas de regulamentação.
O que é Ética do Discurso para Habermas?
A Ética do Discurso surge como uma reformulação do Imperativo Categórico de Kant. Tal como para Kant, também para Habermas as normas morais devem ser passíveis de universalização. No entanto, essa universalização não é mais resultado da reflexão monológica do sujeito, mas resultado do Discurso.
Em que consiste a Ética do Discurso?
A ética do discurso se caracteriza como uma posição filosófica que lança mão de um procedimento argumentativo, também caracterizado como discurso, a fim de solucionar problemas, dilemas ou conflitos morais na atual sociedade complexa, globalizada e multicultural.
Em que a ética discursiva se afasta de Kant?
Assim, a filosofia moral kantiana seria uma teoria unilateral que se resume a ficar concentrada tão somente em questões de fundamentação, enquanto a ética do discurso busca fugir dessa limitação. Por isso, a ética do discurso é uma teoria reconstrutiva das próprias condições do entendimento.
O que é ética para Foucault?
A ideia de ética apresentada por Foucault pressupõe a divisão entre a moral de códigos e uma ética da existência, esta compreendida como modo de subjetivação. ... Foucault associa o conjunto de ações e relações para consigo mesmo que formam a subjetivação, à prática do cuidado de si nas sociedades antigas.
Quais são os níveis das regras do discurso moral de Habermas?
Distinguindo três níveis de discurso no domínio moral – o empírico-descritivo (em que são coletadas as declarações sobre o que é certo e errado), o ético-normativo (que envolve considerações sobre a natureza do bom e do certo) e o meta-ético (que inclui considerações sobre a natureza e o escopo da esfera ou domínio ...
Como se chama a ética de Habermas?
A Ética da Razão Comunicativa foi proposta por Karl Otto Apel, seguindo um referencial kantiano, e posteriormente continuada por Jurgen Habermas. Esta teoria moral parte do pressuposto de que a linguagem é o meio de interação entre a Filosofia, a Sociologia e a Psicologia.
É possível identificar o ponto central da ética kantiana a saber?
O ponto central da ética kantiana é, pois, a possibilidade de universalização da ação. Em relação ao Direito, seguindo a sua posição sobre ética, o filósofo aponta que uma legislação só será ética se fizer de uma ação um dever, e, ao mesmo tempo, desse dever um motivo.