O que determina a obrigatoriedade ou não de um termo de contrato?
Índice
- O que determina a obrigatoriedade ou não de um termo de contrato?
- O que é um instrumento de contrato?
- Quando usar Carta-contrato?
- O que é termo de contrato administrativo?
- O que é o termo de um contrato?
- Qual a diferença entre contrato e termo?
- Qual é a natureza jurídica do contrato?
- Quais são os instrumentos contratuais para formalização dos contratos?
- Pode haver licitação sem contrato?
- Qual é o objetivo do contrato administrativo?
- Como usar o termo de contrato e o instrumento de contrato?
- Posso substituir o termo de contrato por outros documentos?
- Como substituir o termo de contrato por documento equivalente?
- Qual a regra sobre o uso do termo de contrato?
O que determina a obrigatoriedade ou não de um termo de contrato?
'A contratação deve ser formalizada obrigatoriamente por meio de termo de contrato sempre que houver obrigações futuras decorrentes do fornecimento de bens e serviços, independentemente da modalidade de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade, conforme preconizado no art. 62, § 4º, da Lei n. 8.666/1993. '
O que é um instrumento de contrato?
Assim, contrato é o rótulo que traduz o negócio jurídico que decorre do acordo de vontades; instrumento de contrato é o documento que materializa o acordo. Com efeito, sob o ponto de vista jurídico, na contratação pública, materializam o acordo o edital e a proposta vencedora, e não o termo de contrato.
Quando usar Carta-contrato?
O que é Carta-contrato: Serve para regulamentar obrigações, nas hipóteses em que a lei dispensa a celebração de um contrato, a exemplo do disposto no art. 62 caput da Lei 8.666/93. Tem natureza jurídica de contrato, formato simplificado e sempre deve fazer remissão às disposições da Lei 8.666/93.
O que é termo de contrato administrativo?
Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares. Contrato é o acordo recíproco de vontades que tem por fim gerar obrigações recíprocas entre os contratantes.
O que é o termo de um contrato?
Nas finanças, um contrato a termo ou simplesmente termo é um contrato não padronizado entre duas partes para comprar ou vender um ativo em uma data no futuro a um preço acordado hoje, sendo um tipo de contrato derivativo. Ele é diferente do contrato a vista, que é um acordo para comprar ou vender um ativo hoje.
Qual a diferença entre contrato e termo?
Assim, o termo de parceria não pode de maneira alguma ser equiparado a um contrato, que tem como objeto criar obrigações entre as partes contratantes, com interesses opostos e contraditórios. ...
Qual é a natureza jurídica do contrato?
O contrato é uma espécie de negócio jurídico, de natureza bilateral ou plurilateral, carecendo, para sua formação, do encontro de vontade das partes.
Quais são os instrumentos contratuais para formalização dos contratos?
Além do termo de contrato, obrigatório nos casos que exigem concorrência e tomada de preços, os ajustes administrativos podem ser formalizados mediante outros documentos hábeis, tais como, carta contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra e ordem de serviço.
Pode haver licitação sem contrato?
“A contratação deve ser formalizada obrigatoriamente por meio de termo de contrato sempre que houver obrigações futuras decorrentes do fornecimento de bens e serviços, independentemente da modalidade de licitação sua dispensa ou inexigibilidade, conforme preconizado no art. 62, § 4º, da Lei nº 8.666/1993.”
Qual é o objetivo do contrato administrativo?
O contrato administrativo é exigido na prestação de serviços públicos e na utilização privativa de bem público, tem como característica a presença da administração como Poder Público, visando sempre através do instrumento contratual a consecução de uma finalidade pública.
Como usar o termo de contrato e o instrumento de contrato?
- A LLC utiliza com mesmo sentido e alcance as expressões “termo de contrato” e “instrumento de contrato”. Basta comparar a redação do caput do art. 62 com o §4º do mesmo artigo; o primeiro torna o “instrumento de contrato” obrigatório para determinadas hipóteses; já o segundo torna dispensável o “termo de contrato” para os casos que especifica.
Posso substituir o termo de contrato por outros documentos?
- Resumo: O termo de contrato, instrumento necessariamente escrito e formal, pode ser substituído em alguns casos por outros documentos simplificados. O artigo tem por finalidade analisar os casos em se possibilita a dispensa desse documento mais complexo.
Como substituir o termo de contrato por documento equivalente?
- A substituição do termo de contrato por documento equivalente é procedimento que, apesar de usual, costuma gerar dúvidas no dia a dia do administrador público. A questão é tratada no art. 62, caput e § 4º, da Lei nº 8.666/93, o qual regulamenta a formalização do instrumento contratual.
Qual a regra sobre o uso do termo de contrato?
- O dispositivo engendra a regra acerca dos instrumentos aptos a serem utilizados quando da formalização dos contratos administrativos. De acordo com ele, o uso do termo de contrato será obrigatório sempre que o valor da contratação superar aquele relativo ao uso da modalidade convite.