Quais são os sintomas da sífilis no homem?
Índice
- Quais são os sintomas da sífilis no homem?
- Quanto tempo leva para a cura da sífilis?
- Tem como saber quando pegou sífilis?
- O quê sífilis pode causar?
- Como pode ser detectada a sífilis?
- Por que a sífilis pode ser transmitida?
- Qual o terceiro estágio da sífilis?
- Qual o motivo para o aumento dos casos de sífilis?
- Como é contagiosa a sífilis?

Quais são os sintomas da sífilis no homem?
Outros sintomas que podem surgir são:
- Manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
- Descamação da pele;
- Ínguas em todo o corpo, mas principalmente na região genital;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Dor de garganta;
- Mal estar;
- Febre leve, geralmente abaixo de 38ºC;
Quanto tempo leva para a cura da sífilis?
A cura da sífilis pode ser alcançada em apenas 1 ou 2 semanas de tratamento, mas quando ela não é tratada ou não é tratada corretamente, pode perdurar por 2 anos ou mais.
Tem como saber quando pegou sífilis?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Na pesquisa da sífilis não se determina o tempo de infecção e sim se tem ou não a infecção. Não é possível saber há quanto tempo, mas é essencial que seja realizado o tratamento correto rapidamente! Procure um ginecologista para tratamento seu e do seu parceiro!
O quê sífilis pode causar?
Além disso, a pessoa infectada com a sífilis pode ter um mal-estar generalizado, descamação da pele, vermelhidão em todo o corpo, cansaço, perda de peso, dores de cabeça, dor muscular, febre e caroços espalhados por todo o corpo.
Como pode ser detectada a sífilis?
Na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária, o diagnóstico poderá ser direto, isto é, feito pela demonstração do treponema. A utilização da sorologia poderá ser feita a partir da segunda ou terceira semana após o aparecimento do cancro, quando os anticorpos começam a ser detectados.
Por que a sífilis pode ser transmitida?
- A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação.
Qual o terceiro estágio da sífilis?
- O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.
Qual o motivo para o aumento dos casos de sífilis?
- De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos para o aumento dos casos de sífilis é a escassez de penincilina (medicamento utilizado para tratar a doença) em âmbito global. Esse cenário existe desde 2014 e acarretou uma epidemia da doença no Brasil em 2016.
Como é contagiosa a sífilis?
- A sífilis causa sintomas em três estágios (primário, secundário e terciário), separados por períodos quando não ocorrem sintomas (estágios latentes). A sífilis é altamente contagiosa durante os estágios primário e secundário. Ela pode ser contagiosa nos períodos inicial e latente. A infecção é geralmente transmitida pelo contato sexual.