adplus-dvertising

Em que fase da Lua é possível ocorrer um eclipse solar?

Índice

Em que fase da Lua é possível ocorrer um eclipse solar?

Em que fase da Lua é possível ocorrer um eclipse solar?

Tem mais depois da publicidade ;) O eclipse da Lua acontece sempre durante a Lua Cheia, pois é nessa fase que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua.

Para que possamos presenciar um eclipse solar é preciso que estejamos numa época em que a Lua esteja na fase?

Lua na posição Figura observada Tipo de eclipse Esse evento ocorre quando estiverem alinhados o Sol, a Terra e a Lua, funcionando, respectivamente, como fonte de luz, anteparo e obstáculo. Para que possamos presenciar um eclipse solar, é preciso que estejamos numa época em que a Lua esteja na fase a) nova ou cheia.

O que é eclipse lunar total?

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, lançando uma sombra na lua. Os três corpos celestes devem estar perfeitamente alinhados para que isso aconteça. Uma superlua ocorre quando uma lua cheia ou nova coincide com uma maior proximidade do satélite da Terra.

Quando é possível ocorrer um eclipse solar?

Um eclipse solar acontece sempre que há um alinhamento astronômico entre a Terra, o Sol e a Lua, de modo que a última encontra-se posicionada entre os dois primeiros, projetando uma sombra em uma área da superfície, que fica sem poder observar o brilho do Sol ou com visualização parcial.

Quais são as condições necessárias para visualizar o eclipse total do Sol?

Para que aconteça um eclipse solar (eclipsar significa ocultar, então eclipse solar = ocultar o Sol), a Terra deve estar em 1, 2 ou 3 na figura acima. A figura não está em escala de tamanho, pois a distância Terra-Sol é 150 milhões de km e a distância Lua-Terra é 'apenas' 384 mil km.

Quando ocorre o eclipse da Lua?

  • O eclipse da Lua acontece pelo menos duas vezes ao ano, quando a Lua está na fase cheia. Importa referir que é a sombra que propicia a ocorrência do fenômeno. Essa sombra é produzida pela existência de um corpo (barreira). Note que existem duas regiões da sombra projetadas pela Terra.

Como ocorre esse tipo de eclipse lunar?

  • Fenômeno raro, esse tipo de eclipse lunar só acontece quando o Sol e a Lua, em eclipse, estão visíveis ao mesmo tempo. Esse tipo de eclipse, na maioria das vezes, passa despercebido, pois a sombra da Terra não é suficiente para ofuscar a luminosidade da Lua.

Quando ocorreu o último eclipse lunar?

  • O último eclipse lunar aconteceu às 0h08 do dia 5 de julho de 2020, e teve seu ápice por volta de 1h31, terminando às 02h53 (horário de Brasília). Foi considerado um eclipse lunar penumbral, pois a Lua ficou na região de penumbra da Terra.

Qual a frequência dos eclipses lunares?

  • A frequência na ocorrência dos eclipses lunares dependem da posição entre os planos das órbitas da Lua e da Terra, da distância entre a Lua e a Terra e da posição da Lua ao longo da sua trajetória. Se não existisse essa inclinação teríamos 2 eclipses por mês: um solar (lua nova) e um lunar (lua cheia).

Postagens relacionadas: