Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionada a gipsita e com que finalidade?
Índice
- Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionada a gipsita e com que finalidade?
- O que é clínquer por que adicionamos gesso a ele no processo de fabricação do cimento?
- Qual pozolana é utilizada na fabricação do cimento portland pozolânico?
- Como ocorre o processo de produção do cimento?
- Qual a origem do cimento Portland?
- Como a produção do cimento tem sido discutida?
- Por que o cimento depende de sua fabricação?
- Como entender a composição do cimento?

Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionada a gipsita e com que finalidade?
Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.
O que é clínquer por que adicionamos gesso a ele no processo de fabricação do cimento?
Atualmente, o termo “cimento portland” é usado para o cimento obtido via “clinquer”, diferenciando-o dos cimentos naturais, da pozolana e de outros cimentos. Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos.
Qual pozolana é utilizada na fabricação do cimento portland pozolânico?
O cimento Portland pozolânico (conforme norma ABNT NBR 5736), em geral conhecido pela sigla CP IV, é constituído por clínquer e gesso: 45 a 85%; escórias: 0 a 5%; pozolanas: 15 a 50%; material carbonatado: 0 a 5%.
Como ocorre o processo de produção do cimento?
Etapas da fabricação Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.
Qual a origem do cimento Portland?
- A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.” Agora que você já sabe a origem, vamos aos tipos de Cimento Portland:
Como a produção do cimento tem sido discutida?
- A produção do cimento tem sido muito discutida ao longo dos anos, já que as fábricas exploram grandes minas de calcário e acabam alterando o relevo terrestre. Conforme o aumento do número de construções, alternativas sustentáveis vêm sendo discutidas ao longo do tempo para redução de poluentes e alterações ambientais.
Por que o cimento depende de sua fabricação?
- O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso. Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada.
Como entender a composição do cimento?
- Mesmo sendo um dos materiais mais conhecido ao redor do globo, poucos profissionais realmente conhecem os aspectos técnicos por trás desse produto. O primeiro passo para compreender a composição é entender como funciona o processo de fabricação do cimento, conforme expliquei nesse artigo aqui.