adplus-dvertising

Onde se localiza o projeto Carajás?

Índice

Onde se localiza o projeto Carajás?

Onde se localiza o projeto Carajás?

O programa Grande Carajás foi criado pela Companhia Vale do Rio Doce durante o governo do presidente João Batista Figueiredo. Estendeu-se por uma região de quase um milhão de quilômetros quadrados na região amazônica cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, englobando terras do Pará e do Maranhão.

Quais as infraestruturas fundamentais do Projeto Grande Carajás?

Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infra-estrutura, que incluiu a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizado no Porto do Itaqui, em São Luís.

Qual é o destino do minério extraído em Carajás?

Infraestrutura. Para a extração dos minérios, foi montada uma infraestrutura que priorizou a exportação, com a construção da Estrada de Ferro de Carajás - EFC, que interliga extrair aos terminais marítimos, da Ponta da Madeira e Itaqui, ambos no Maranhão.

Como é o Projeto Carajás?

  • Quarta, . Visite nosso Portfólio. O Projeto Carajás, oficialmente conhecido como Programa Grande Carajás (PGC), é um projeto de exploração mineral, iniciado nas décadas de 19, na mais ricas áreas minerais do planeta, pela Vale (antiga CVRD). Estende-se por 900 mil km², numa área que corresponde a um ...

Qual é o tamanho do Carajás?

  • O Projeto Carajás, oficialmente conhecido como Programa Grande Carajás (PGC), foi um projeto de exploração mineral, implantado entre 19, na mais rica área mineral do planeta. Estendendo-se por 900 mil km², numa área que correspondente a um décimo do território brasileiro, cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, ...

Será que o projeto foi benéfico?

  • Agora nem tudo foi benéfico. Do ponto de vista ambiental e até mesmo social a criação do projeto foi altamente prejudicial. Isso porque a extração mineral causa poluição de rios por mercúrio, desmatamento para a plantação de eucalipto que serve como carvão para a indústria e emissão de poluentes pelas fábricas.

Postagens relacionadas: