O que é o paradigma etiológico?
Índice
- O que é o paradigma etiológico?
- O que é paradigma da reação social?
- O quê reação social?
- O que significa seletividade penal para o paradigma da reação social em Criminologia?
- O que é o positivismo criminológico?
- O que é desvio secundário Segundo a teoria da reação social?
- O que é a seletividade do sistema penal?
- Como se dá a seletividade penal segundo Zaffaroni?
- Quais são as principais características do positivismo criminológico?
O que é o paradigma etiológico?
No paradigma etiológico, a Criminologia deve explicar as causas do crime, segundo o método científico ou experimental e o auxílio das estatísticas criminais oficiais, sendo capaz de prever os remédios para combatê-la. A Criminologia, assim, tem papel de defesa da sociedade.
O que é paradigma da reação social?
O estudo será realizado a partir do Paradigma da Reação Social, o qual se baseia nos conceitos de “conduta desviada” e “reação social”, defendendo que o desvio e a criminalidade não são características intrínsecas à conduta ou entidade ontológica preconstituída à reação social e penal, mas um etiquetamento atribuído a ...
O quê reação social?
O objeto da reação social é a reação gerada pelo controle social que o sistema, com a colaboração de outras instituições de controle social, exerce sobre a sociedade. O sistema penal não tem como combater essa criminalidade, pois ele mesmo, e as instituições de controle social, constroem a criminalidade.
O que significa seletividade penal para o paradigma da reação social em Criminologia?
A seletividade do sistema penal atua em dois níveis: inicialmente pela seleção de bens tutelados pelo sistema e, em segundo lugar, pelo estigma dos indivíduos entre todos aqueles que praticaram comportamentos que o legislador elegeu como “crime”. Isto demonstra a falácia do princípio da igualdade no Direito Penal.
O que é o positivismo criminológico?
A criminologia positivista parte de uma ideologia da defesa social baseada na tese de que o indivíduo que comete um delito atenta contra os valores básicos do contrato social, merecendo uma resposta estatal adequada a tal afronta.
O que é desvio secundário Segundo a teoria da reação social?
Já o desvio secundário é consequência da incriminação, da estigmatização, da reação social negativa a respeito daquele outsider. Os efeitos psicológicos causados pela rotulação são tão danosos ao indivíduo que ele se torna marginalizado e excluído da sociedade. Ele passa a entrar na carreira criminosa.
O que é a seletividade do sistema penal?
A seletividade penal De acordo com a teoria da seletividade penal, "não basta a prática de uma conduta contrária às normas para ser considerado um criminoso, de modo que a condição de desviante é o resultado do etiquetamento social. Assim, é possível praticar atos tipificados em lei, mas não ser criminalizado.
Como se dá a seletividade penal segundo Zaffaroni?
De acordo com Zaffaroni (2013), as agências policiais não selecionam segundo o seu critério exclusivo, mas são condicionadas pelo poder de outras agências, como as de comunicação social, as políticas, dentre outras.
Quais são as principais características do positivismo criminológico?
Para o positivismo criminológico, a infração penal é expressão sintomática de uma personalidade antissocial, anormal e perigosa. Reflexo de uma doença ou de uma anomalia, o crime não deve ter como resposta uma sanção de natureza retributiva.