adplus-dvertising

Em que consistia a teoria da imortalidade da alma de Platão?

Índice

Em que consistia a teoria da imortalidade da alma de Platão?

Em que consistia a teoria da imortalidade da alma de Platão?

A alma como unidade não se dissolve, mas busca, segundo os mitos escatológicos que Platão narra, o aperfeiçoamento a partir de uma série de ciclos reencarnatórios. A expiação se dá pelas faltas cometidas em vidas passadas que a alma guarda na memória e ao contemplar o inteligível faz sua escolha da vida que quer viver.

O que Platão diz sobre a alma?

Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.

Como provar a imortalidade da alma?

A prova da imortalidade da alma é a rendição incondicional e esta busca filosofal, se concentra no estudo do mundo dos seres incorruptíveis, iguais em essência, a ela (alma).

Qual alma Segundo Platão seria imortal é a responsável pelo controle das outras almas?

Platão: “A alma do homem é imortal e imperecível”

Qual a ligação da ideia de alma e conhecimento para Platão?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.

Qual era a função da alma para Platão?

Para Platão, quanto a alma está encarnada no corpo, ela assume a função de mantê-lo vivo e atuante. ... Essa também é uma função que só faz sentido enquanto o corpo está vivo. A terceira parte/função seria a racional. Essa parte estaria localizada na cabeça e seria responsável pela racionalidade do corpo.

Quem julgava a imortalidade da alma?

Sócrates O homem condenado foi o próprio Sócrates, o famoso filósofo grego do quinto século AEC. Seu aluno Platão registrou esses incidentes nos ensaios Apologia e Fédon. Acredita-se que Sócrates e Platão estavam entre os primeiros a promover a ideia de que a alma é imortal. Mas eles não foram os originadores desse ensino.

O que quer dizer a imortalidade da alma?

A imortalidade espiritual, também conhecida como a imortalidade da alma, é a existência interminável de uma pessoa de uma fonte não-física, ou em um estado não físico, como uma alma.

Quais são as três partes da alma Segundo Platão?

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...

Qual a imortalidade da alma em Platão?

  • Imortalidade da alma em Platão Filosofia Diferentes conceitos de alma foram traçados ao longo dos séculos, pela Filosofia. Platão, por exemplo, discorreu sobre a imortalidade da alma, unidade ...

Qual a origem da ideia da imortalidade da alma?

  • Isto é algo que veremos a seguir. Em relação à origem da ideia da imortalidade da alma, Vine já nos deu algumas dicas a respeito: esta crença vem da filosofia grega, defendida especialmente por dois filósofos gregos: Platão e Sócrates.

Por que o pensamento de Platão foi influenciado pelas duas filosofias?

  • O pensamento de Platão foi muito influenciado pelas filosofias de Heráclito e Parmênides. Ele procurou reconciliar ambas as posições. Foi da controvérsia dessas duas filosofias que surgiu a “teoria das idéias”, núcleo central de sua filosofia.

Quais são as idéias de Platão?

  • Perfeitas e imutáveis, as idéias constituiriam os modelos ou paradigmas dos quais as coisas materiais seriam apenas cópias imperfeitas e transitórias. Seriam, pois, tipos ideais, a transcender o plano mutável dos objetos físicos.” (Pessanha, 1987, XVI-II). A teoria das idéias de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma.

Postagens relacionadas: