Em que consiste as obras apologéticas qual era o principal objetivo desses padres?
Em que consiste as obras apologéticas qual era o principal objetivo desses padres?
O objetivo desses escritos não era tanto o de defender o cristianismo contra correntes filosóficas diferentes ou contra religiões a ele opostas, mas o de convencer o imperador do direito de existência legal dos cristãos dentro do Império Romano.
Por que a apologética foi importante em todos os tempos?
- A apologética sempre foi importante em todos os tempos, e hoje também, especialmente pelo surgimento de inúmeras seitas e religiões que arrastam muitas pessoas
Será que a apologética é uma coisa moderna ou contemporânea?
- Talvez você ache que essa história toda de apologética seja uma coisa moderna ou contemporânea. Uma ideia surgida depois da Reforma Protestante ou, quem sabe, depois do Iluminismo, do Racionalismo, do Evolucionismo ou de tantos outros “ismos” que vemos por aí.
Como nasceu a Igreja apologética?
- A igreja cristã nasceu apologética e permaneceu apologética, mesmo após a morte dos apóstolos. Os dirigentes das congregações cristãs, que ficaram conhecidos na história do cristianismo como os “pais da igreja”, continuaram a obra apologética de defesa da fé contra os ataques externos e internos.
Qual a maior preocupação dos apologistas?
- Uma das maiores preocupações dos apologistas era convencer as autoridades políticas de que os cristãos não eram inimigos do imperador nem do império. Falando sobre o imperador, Tertuliano disse que “nosso Deus o designou”, e Atenágoras defendeu a natureza hereditária do trono imperial, envolvendo-se assim na política da época.