adplus-dvertising

Quando é indicado a bolsa de colostomia?

Índice

Quando é indicado a bolsa de colostomia?

Quando é indicado a bolsa de colostomia?

A bolsa de colostomia é indicada para quem realiza a cirurgia de colostomia. Essa cirurgia pode ser indicada para tratar diversas doenças e condições diferentes, como: Abertura anal bloqueada ou ausente. Infecções graves, como diverticulite e inflamação de pequenos sacos no cólon.

O que causa a colostomia?

A colostomia geralmente tem de ser feita quando há obstruções transitórias ou permanentes do cólon terminal ocasionadas por imperfuração anal, neoplasias , processos inflamatórios, corpos estranhos introduzidos no reto , amputação do reto , fístulas retovaginais, perfurações cólicas , lesões extensas ao redor do ânus ...

O que é bolsa de colonoscopia?

A bolsa de colostomia é um equipamento coletor que é aderido à pele da pessoa ao redor da colostomia, um tipo de estomia de eliminação intestinal. A estomia, ou ostomia, como é popularmente conhecida, é uma comunicação entre um órgão para o meio externo.

O que é colostomia e suas indicações?

Colostomia é a exteriorização no abdome de uma porção do intestino grosso e tem por finalidade garantir um novo trajeto para eliminação das fezes. A colostomia visa a construir um novo trajeto para a saída de fezes.

O que é colostomia tem cura?

Como não existe cura, o tratamento visa dar qualidade de vida ao paciente, assim como o controle da doença. O tratamento mais comum é o medicamentoso. Ele visa diminuir o processo inflamatório, ou seja, são anti-inflamatórios que diminuem a capacidade do sistema imune de machucar o corpo.

Como é viver com colostomia?

Viver com uma bolsa coletora de fezes, a colostomia, é mais simples do que se imagina. Seu uso não interfere na rotina - é possível trabalhar, ir à academia e até a praia. O mais difícil não é se adaptar a ela, mas sim lidar com o preconceito.

Para que serve a bolsa de colonoscopia?

A cirurgia de colostomia é realizada a partir de uma abertura na parede abdominal, próxima à parte final do intestino, por onde passarão as excreções. O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica.

Como usar a bolsa de colonoscopia?

Secar bem a pele em volta da colostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele. Não é recomendado utilizar qualquer creme ou produto na pele sem indicação do médico; Cortar um pequeno buraco na bolsa nova, do mesmo tamanho da colostomia; Colar a bolsa nova de volta no local correto.

O que é colostomia de alça?

Colostomia em alça Normalmente são temporários e situados no cólon transverso. A alça do intestino transverso é fixada no abdômen. Possui duas aberturas, a extremidade proximal drena fezes, e a porção distal drena muco.

Qual a indicação para colostomias temporárias?

  • COLOSTOMIA:  Em procedimentos eletivos as colostomias temporárias têm sua indicações em ressecções colônicas de diferentes afecções;  Que demandam anastomoses situadas em reto baixo;  Outra indicação:operações anais como fístulas complexas.

Quais são as complicações da colostomia em alça?

  • Complicações 1 abertura muito estreita na parede abdominal, causando constrição do coto cólico; 2 fístula - evento raro, ocorre como resultado da fixação da alça à parede abdominal ou a partir de pequenos focos de... 3 prolapso ou procidência do coto cólico - é a complicação mais frequente nas colostomias em alça. More ...

Como cuidar do pós-operatório da colostomia?

  • Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.

Será que depois da colostomia é normal que o intestino fique vermelho e inchado?

  • Depois da cirurgia de colostomia é normal que o local na pele onde foi ligado o intestino, conhecido como estoma, fique muito vermelho e inchado, pois o intestino está ferido, porém, esses sinais vão diminuindo ao longo da primeira semana com os tratamentos feitos pelo enfermeiro.

Postagens relacionadas: