Qual é a função do complexo de Golgi?
Qual é a função do complexo de Golgi?
Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.
O que é formado no complexo de Golgi?
Assim como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi é formado por membranas que se dobram sobre si formando sacos membranosos achatados e empilhados. Cada um desses sacos é denominado cisterna e, associadas a elas, existem vesículas que são, geralmente, relacionadas ao transporte de moléculas.
Quais são as funções do aparelho de Golgi?
- As principais funções do complexo de Golgi, ou aparelho de Golgi são: 1 Modificar, 2 Armazenar e 3 Exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso More ...
Como ocorre o transporte dessas moléculas para o Golgi?
- Lá ocorrem modificações e o transporte dessas proteínas e, após isso, elas podem ser transportadas para o complexo de Golgi. Nessa organela essas moléculas recém chegadas podem ser processadas e distribuídas pela a célula.
Qual o papel do Golgi na formação do óvulo?
- O complexo de Golgi também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.
Por que as vesículas se movem do RE para o Golgi?
- Isso porque as vesículas se movem do RE para o Complexo Golgi, e então fundem-se nas cisternas cis. Assim, a cisterna se move da direção cis rumo à trans, modificando o produto encontrado em seu interior.