O que é a cumulação de pedidos?
Índice
- O que é a cumulação de pedidos?
- Como se verifica a cumulação de pedidos?
- Quais são os pedidos que existem as espécies?
- O que a cumulação caracteriza quanto a ação?
- Quais são os requisitos para que se cumule os pedidos?
- Como se chama a cumulação de pedidos se só um deles pode ser atendido porque eles se opõem?
- Qual a diferença entre pedido alternativo e a cumulação alternativa de pedidos?
O que é a cumulação de pedidos?
aquela em que o autor formula dois ou mais pedidos, esperando que apenas um deles seja acolhido, em detrimento dos demais, mas estabelecendo uma ordem de preferência.
Como se verifica a cumulação de pedidos?
§ 1o São requisitos de admissibilidade da cumulação que: I - os pedidos sejam compatíveis entre si; II - seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.
Quais são os pedidos que existem as espécies?
Pedido alternativo ocorre quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo. Pedido sucessivo, por sua vez, significa que é licito ao autor formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conheça do posterior, em não podendo acolher o anterior.
O que a cumulação caracteriza quanto a ação?
A cumulação sucessiva se caracteriza pela existência de uma relação de subordinação entre os dois pedidos: do segundo em relação ao primeiro. ... Diz-se que um pedido é prejudicial ao outro quando o julgamento (mérito) do primeiro deles consiste num antecedente lógico em relação à resolução do mérito do que lhe sucede.
Quais são os requisitos para que se cumule os pedidos?
São requisitos de admissibilidade da cumulação: I - que os pedidos sejam compatíveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.
Como se chama a cumulação de pedidos se só um deles pode ser atendido porque eles se opõem?
O pedido subsidiário é regulado pelo art. 326 do CPC/2015. Nesse caso, há cumulação eventual de pedidos, tendo em vista que há um pedido principal e outros subsidiários, que só serão examinados caso seja rejeitado o primeiro[8].
Qual a diferença entre pedido alternativo e a cumulação alternativa de pedidos?
Na cumulação alternativa, o autor formula mais de um pedido para que o juiz delibere sobre como deve ser atendido o direito do autor. Já quando se tratar de pedido alternativo (quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo) o autor formulará um único pedido.