adplus-dvertising

Como é calculada a legítima?

Índice

Como é calculada a legítima?

Como é calculada a legítima?

Conforme o artigo 1.847 do Código Civil, a legítima calcula-se sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucessão, abatidas as dívidas e as despesas do funeral, adicionando-se, em seguida, o valor dos bens sujeitos à colação.

O que é a parte disponível da herança?

Quota disponível é a outra metade dos bens e esta pode ser deixada livremente para quem desejar. Assim dispõem o art. 1846CC: “Pertence aos herdeiros necessários de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.”

O que compoe a legítima?

A legítima, também denominada reserva, é a porção dos bens deixados pelo "de cujus" que a lei assegura aos herdeiros necessários, que são os descendentes, ascendentes e o cônjuge/companheiro. A legítima corresponde a 1/4 do patrimônio do casal, ou à metade da meação do testador.

Como se calcula a quota disponível?

Para calcular a quota indisponível tem-se de somar o valor das doações que a sua mãe fez em vida. Vamos imaginar que a sua mãe morre e o valor dos bens deixados são apenas 1.000 euros, já depois de se terem pagos os encargos necessários da herança.

O que é a legítima da herança?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. ... A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados.

Como é feito o cálculo da partilha de bens?

“Art. 2.017. No partilhar os bens, observar-se-á, quanto ao seu valor, natureza e qualidade, a maior igualdade possível.” Então, a base na partilha será sempre a igualdade entre os herdeiros, respeitando aqueles que devem receber um percentual maior ou menor na partilha, como o cônjuge por exemplo, que é meeiro.

Como ocorre a deserdação?

DESERDACAO. Ocorre quando o testador por algum motivo priva um herdeiro necessário de seus bens, inclusive de suas legítimas (parte da herança que cabe ao herdeiro), por meio de cláusula testamentária.

Como se divide a legítima?

São duas linhas distintas, ou seja, a materna e a paterna. Embora sejam do mesmo grau, a herança se divide pela metade, uma destinada à linha paterna e outra destinada à linha materna.

O que se pode testar?

Art. 1.857. Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte. § 1o A legítima dos herdeiros necessários não poderá ser incluída no testamento.

Postagens relacionadas: