Como a questão da desigualdade é apresentada segundo o pensamento de Rousseau?
Como a questão da desigualdade é apresentada segundo o pensamento de Rousseau?
Para Rousseau, a desigualdade é apresentada como um dos males que assolam a sociedade e tem sua base no processo de civilização ao qual o homem selvagem fora submetido. ... A busca pela “origem” do mal não se confunde, a rigor, com a busca pelo “fundamento” do mal.
Qual a origem da desigualdade?
- O diagnóstico de Rousseau foi no sentido de que a origem da desigualdade está na instituição da propriedade. Propriedade ilegítima que substituiu a justa posse. Para ele, a riqueza, que gera a vaidade, corrompe a moralidade e a desigualdade, que gera a inveja e o ódio, corrompe a política.
Como a propriedade privada foi a causa da desigualdade social?
- Defende, em suas linhas, uma conexão entre a inexistência de propriedade privada e a virtude cívica de seu povo imaginário. A propriedade privada foi a causa irreversível do surgimento e da extensão da desigualdade social e de todos os males dela decorrentes (ROUSSEAU, 2008).
Como funcionam as desigualdades entre os homens?
- Assim, segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes. Fonte: