adplus-dvertising

Em que se consiste a Patrística?

Índice

Em que se consiste a Patrística?

Em que se consiste a Patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

O que é Patrística e qual sua origem?

O que é Patrística e qual sua origem? A Patrística é uma corrente filosófica que surgiu na transição da Antiguidade Clássica (Gregos e Romanos) para a Idade Média. Ela recebeu esse nome porque foi desenvolvida pelos primeiros cristãos, ou seja, os Pais da Igreja Católica.

Qual o motivo do termo Patrística?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

O que foi a Patrística ea escolástica?

A escola patrística, ou simplesmente Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido.

Em que consistiu a Patrística qual era seu objetivo é possível conciliar fé e razão?

O principal nome da Patrística foi Santo Agostinho. Na prática, essa tradição se baseou na filosofia Platônica, com o objetivo muito claro de associar o pensamento cristão à racionalidade filosófica, esvaziando os críticos, que acusavam a Igreja de misticismo, de seus argumentos.

Quais são os principais filósofos da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

Qual a origem do nome Escolástica?

Nome de origem latina. Dá-se o nome de escolástica à filosofia predominante na Idade Média, que pretendia conciliar a razão com a revelação. ...

Qual é o grande objetivo da Patrística?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. ... Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

Porque os primeiros filósofos cristãos ficaram conhecidos como patrísticos?

A Patrística recebeu esse nome por abrigar os primeiros padres, "pais", da Igreja Católica e, em seu início, essa Filosofia serviu ao pensamento cristão por meio das apologias do cristianismo, pois o pensamento cristão, ainda no século III d.C., não era bem difundido na Europa.

O que foi a Patrística Brainly?

Patrística é o nome dado à filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Quais são os conceitos da patrística?

  • São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.

Quais são as obras patrísticas?

  • A Patrística, junto à Escolástica, produziu diversos livros importantes para a compreensão do pensamento religioso cristão ocidental e para a formulação de um pensamento racional medieval. As obras patrísticas que merecem destaque são:

Quais foram os filósofos patrísticos?

  • Após Agostinho os filósofos patrísticos já contavam com um histórico de grandes discussões e uma estrutura mais robusta como base de seu pensamento. Neste período destaca-se Anselmo de Aosta que, entre outros trabalhos, formulou um argumento ontológico para a existência de Deus que permanecesse ainda hoje em discussão.

Por que a patrística foi uma reação à filosofia de Aristóteles?

  • A patrística foi também uma reação ao desenvolvimento filosófico e teológico dos árabes, que já desenvolviam a muito uma relação próxima com a filosofia de Aristóteles .

Postagens relacionadas: