O que seria a farmacocinética?
Índice
- O que seria a farmacocinética?
- O que é farmacocinética E o que ela estuda?
- Qual a finalidade da farmacocinética?
- Quais são os componentes da farmacocinética?
- Como ocorre a farmacocinética no corpo?
- Quais são os fatores farmacocinéticos de absorção?
- Como ocorre o processo de distribuição dos farmacos?
- Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
- Quais são os processos farmacocinéticos?
- Qual a Fase Farmacêutica?
- Quais são os efeitos farmacológicos?
O que seria a farmacocinética?
A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.
O que é farmacocinética E o que ela estuda?
A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano.
Qual a finalidade da farmacocinética?
A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção, biodisponibilidade, distribuição, biotransformação e excreção.
Quais são os componentes da farmacocinética?
Há quatro componentes principais das farmacocinética: libertação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção (LADME).
Como ocorre a farmacocinética no corpo?
Como ocorre a Farmacocinética no corpo A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo.
Quais são os fatores farmacocinéticos de absorção?
As características das drogas que afetam a absorção são: o peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.
Como ocorre o processo de distribuição dos farmacos?
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.
Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
- A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Quais são os processos farmacocinéticos?
- Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, além de dose, devem-se escolher via de administração – definida pelos processos de absorção, distribuição e biodisponibilidade – e intervalos entre as doses, calculados, geralmente, em função do tempo de eliminação de um fármaco.
Qual a Fase Farmacêutica?
- Ou seja, a fase farmacêutica é, basicamente, dividida em duas etapas. Essa etapa pode ser complexa e até mesmo demorada, dependendo da forma de sintetização (xarope, cápsula, supositório, entre outras) e a sua via de administração.
Quais são os efeitos farmacológicos?
- Efeitos farmacológicos expressam-se junto ou a distância dos sítios de ação. Por exemplo, Morfina constringe a pupila por meio de sua ação no sistema nervoso central, enquanto Pilocarpina o faz por atuação local. Chama-se de efetor, o segmento do organismo onde se verificam os efeitos.