adplus-dvertising

Para que os cônjuges possam lavrar a escritura de divórcio quais são os documentos necessários?

Índice

Para que os cônjuges possam lavrar a escritura de divórcio quais são os documentos necessários?

Para que os cônjuges possam lavrar a escritura de divórcio quais são os documentos necessários?

Documentos necessários Documento de identidade oficial, CPF e informação sobre profissão e endereço dos cônjuges; Escritura de pacto antenupcial (se houver); Documento de identidade oficial, CPF e informação sobre profissão e endereço dos filhos maiores (se houver) e certidão de casamento (se casados).

Pode o casal Divorciar-se por meio de lavratura de escritura pública extrajudicialmente )?

É possível realizar o divórcio consensual através de uma escritura pública junto a um cartório de registro civil, na qual constará como as partes dispuseram sobre os bens do casal e a prestação alimentícia, bem como a retomada do nome de solteiro ou manutenção do sobrenome adotado no casamento.

Quais os requisitos para a realização do divórcio extrajudicial é possível a realização do mesmo quando houver bens a partilhar explique?

São os seguintes os documentos necessários para a realização do divórcio extrajudicial: a) certidão de casamento; b) documento de identidade oficial e CPF/MF; ... f) documentos necessários à comprovação da titularidade dos bens móveis e direitos se houver.

Quais são as condições para a propositura de uma ação de divórcio?

Quais os documentos necessários para o divórcio?

  • Certidão de casamento atualizada;
  • Documentos pessoais como RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Relação com a descrição de todos os bens do casal;
  • Documentos referentes aos dos bens que serão partilhados como: ...
  • Nos casos de processo judicial quando há filhos:

Será que o divórcio pode ser feito via extrajudicial?

  • Desse modo, se as questões pertinentes ao divórcio se enquadrarem dentro do que é exigido pela lei, o processo de divórci o pode ser feito via extrajudicial perante o cartório de notas.

Como funciona a escritura pública de divórcio?

  • Se estiverem atendidos todos os requisitos, todo andamento é feito no cartório mesmo e, após o processo, é lavrada a Escritura Pública de Divórcio. Essa Escritura Pública vai conter todas as informações necessárias, como partilha de bens, pensão alimentícia, disposições sobre alteração de nome se for o caso etc.

Qual a duração do divórcio da separação judicial?

  • Com base no art. 25 da Lei nº 8.408/92, “a conversão em divórcio da separação judicial estava condicionada ao período de, no mínimo, um ano de separação judicial.” Contudo, com a nova redação do texto constitucional, o casal que tinha interesse em se divorciar poderia fazê-lo sem condicionar à prévia separação judicial.

Será que o divórcio deverá ser judicial?

  • O divórcio deverá ser judicial. Isso porque, no processo, o juiz possibilitará o acompanhamento do Ministério Público visando a preservação dos interesses dos incapazes envolvidos. Mas, se o filho menor for emancipado, o divórcio poderá ser efetivado pela via extrajudicial.

Postagens relacionadas: