adplus-dvertising

O que é a decadência no direito civil?

Índice

O que é a decadência no direito civil?

O que é a decadência no direito civil?

A decadência, também chamada de caducidade, ou prazo extintivo, é o direito outorgado para ser exercido em determinado prazo, caso não for exercido, extingue-se. ... Na decadência, o prazo nem se interrompe, e nem se suspende (CC, art.

Quando ocorre a decadência no processo civil?

O instituto da decadência, regulado nos artigos 2 do Código Civil, ocorre quando há a perda do direito pelo titular, pois não exerceu o prazo fixado na lei ou no negócio jurídico. Ou seja, é uma penalidade para a pessoa que não exerceu o prazo previsto.

Quais são os efeitos da decadência?

A decadência é a extinção do direito potestativo em virtude de seu não exercício durante tempo concedido pelo ordenamento jurídico. Difere da prescrição, porque esta atinge a pretensão, mas não o direito. A decadência produz, consequentemente, o mais forte efeito de desconstituição em virtude da inércia ou do não uso.

Qual é a decadência no direito civil?

  • No direito civil, decadência é a extinção de um direito por não ter sido exercido no prazo legal, ou seja, quando o sujeito não respeita o prazo fixado por lei ...

Qual o prazo de decadência do Código Civil?

  • São todos os demais prazos, excetuados os dos arts 2 do Código Civil. Em regra, posicionados na Parte Especial do Código. Contudo, a parte geral do Código Civil traz a regra geral de decadência: Art. 178. É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado:

Por que a decadência é convencional?

  • Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação. Não corre decadência contra os incapazes (ver tópico Incapacidade Civil). Bases: artigos 1 do Código Civil.

Qual a legislação para a decadência?

  • Na decadência, a ação deve ser reconhecida de ofício pelo juiz. Artigos 2 do Código Civil. Está espalhado por todo o Diploma Civil. Admite renúncia. Não admite a renúncia da decadência legal (estabelecida na lei), mas admite a decadência convencional (convencionada entre as partes).

Postagens relacionadas: