adplus-dvertising

O que é um diodo semicondutor e suas aplicações?

Índice

O que é um diodo semicondutor e suas aplicações?

O que é um diodo semicondutor e suas aplicações?

É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações. ... Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).

Quando a tensão inversa diminuir de 10v para 5v o que ocorrerá com a camada de depleção?

Camada de depleção fica mais larga. o Quanto maior a polarização reversa, maior torna-se a camada de depleção. ... o A camada de depleção torna-se maior até que a sua diferença de potencial se iguale à tensão da fonte. o Quando isto ocorre, os elétrons livres e as lacunas param os seus movimentos.

O que ocorre na camada de depleção?

A região em torno da junção onde se encontram esses íons é chamada de camada de depleção. A passagem de elétrons do lado N para o lado P e de lacunas no sentido contrário é chamada de difusão através da junção. ... Diz-se então que está se formando uma barreira contra a difusão de elétrons e lacunas através da junção.

Quais os principais parâmetros devem ser levados em consideração na escolha de um diodo?

Determine a tensão e a corrente que o diodo terá que suportar no circuito. Use um multímetro digital para determinar esses valores em um circuito existente, medindo a tensão à qual o diodo será conectado no circuito.

Para que é usado o diodo?

Aplicações do diodo Pontes retificadoras. Evitar correntes reversas que podem danificar componentes. Iluminação LED. Reguladores de tensão (diodos zener)

Qual o componente eletrônico é o mais utilizado por meio da junção?

0 transistor bipolar de junção é um dos dispositivos eletrônicos mais empregados em circuitos amplificadores e em circuitos de chaveamento. Como visto em outras disciplinas, ele é um dispositivo de três terminais formado a partir de duas junções que possuem uma camada semicondutora em comum.

Como é constituído o diodo?

  • Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo. O diodo é constituído por materiais semicondutores como por exemplo, o silício e o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN. Nessa junção PN o P representa a polaridade positiva e o N a polaridade negativa.

Quais são as principais aplicações do diodo?

  • Entre as principais aplicações do diodo, podemos citar: Em tudo que envolvemos energia elétrica estamos inevitavelmente envolvendo risco de danos, isso serve tanto para um controle remoto, um eletrodoméstico, etc. Porém, o Diodo de Junção é utilizado para minimizar os riscos de estrago nos aparelhos.

Quais são os terminais do diodo?

  • Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Para permitir a passagem da corrente elétrica, o ânodo do diodo deve estar conectado ao positivo da fonte de tensão e o terminal cátodo deve estar conectado ao negativo da fonte de tensão.

Como pode ser encontrado o diodo?

  • Outra forma em que pode ser encontrado o diodo é através da junção PN polarizada diretamente. Ao contrário do exemplo anterior, esse ligará o polo positivo da bateria com o lado positivo do diodo e o negativo com o negativo. Assim, na prática, haverá uma repulsão da corrente e dos elétrons presentes no diodo.

Postagens relacionadas: