O que é a adubação verde?
Índice
- O que é a adubação verde?
- O que é e para que serve adubação verde?
- Como fazer uma adubação verde?
- Como e por que a adubação verde pode melhorar a produtividade?
- Quais os benefícios que a compostagem e a adubação verde podem trazer a uma área de cultivo agrícola?
- Qual o cultivo utilizado na adubação verde?
- Quais são as vantagens da adubação verde?
- Qual a diferença entre a cobertura verde e adubação verde?
- Quais são as espécies utilizadas na adubação verde?
- Como as leguminosas são utilizadas na adubação verde?
O que é a adubação verde?
A adubação verde é uma técnica agrícola que promove a reciclagem de nutrientes do solo por meio do plantio de determinadas espécies de plantas, preferencialmente as espécies que pertencem à família das leguminosas, gramíneas, crucíferas ou de cereais a fim de tornar o solo mais fértil.
O que é e para que serve adubação verde?
Segundo Souza e Alcântara (2008), a adubação verde pode ser definida como a prática utilizada para a fertilização do solo que consiste no cultivo de determinada planta, normalmente uma leguminosa, gramínea e outras, com a finalidade de proteger e melhorar o solo.
Como fazer uma adubação verde?
Existem duas formas principais de adubação verde, as que envolvem o uso de plantas leguminosas e as que se utilizam da palhada das gramíneas. Cada uma oferece propriedades especificas ao solo, favorecendo-o de acordo com sua demanda. As leguminosas, por exemplo, são plantas como ervilhaca e feijão-de-porco.
Como e por que a adubação verde pode melhorar a produtividade?
A adubação verde melhora a fertilidade do solo, porque mobiliza os nutrientes das camadas mais profundas, os deixando disponíveis para o próximo cultivo da cultura de interesse econômico. Desse modo, os adubos verdes, ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação.
Quais os benefícios que a compostagem e a adubação verde podem trazer a uma área de cultivo agrícola?
A prática da adubação verde promove a cobertura do solo, aumenta a umidade, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica dos microorganismos no solo que ajudam a combater nematoides e doenças do solo. Além disso, os adubos verdes abrigam inimigos naturais a atraem polinizadores e insetos benéficos como predadores de pragas.
Qual o cultivo utilizado na adubação verde?
As leguminosas anuais mais usadas são: crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, feijão-caupi e guandu. As perenes mais utilizadas são: amendoim forrageiro, calopogônio, galáxia, cudzu tropical e siratro. Dentre as arbóreas, as mais recomendadas são a gliricídia e a eritrina.
Quais são as vantagens da adubação verde?
- Para a prática da adubação verde, as leguminosas têm ganhado preferência entre os agricultores e uma das principais razões é a fixação de N2 atmosférico pela ação nitrificante das bactérias, especialmente do gênero Rhizobium, que associam-se com as raízes destas plantas, fornecendo-lhe o nitrogênio e recebendo o carboidrato em troca.
Qual a diferença entre a cobertura verde e adubação verde?
- Essa prática forma uma cobertura morta através dos resíduos das plantas que ficam na superfície do solo, levando mais tempo para disponibilizar nutrientes. Você pode perceber que a diferença entre plantas de cobertura e adubação verde está apenas no manejo empregado em cada uma delas.
Quais são as espécies utilizadas na adubação verde?
- As espécies utilizadas na adubação verde e culturas de coberturas podem ser as mesmas, o que muda é o manejo e o objetivo da prática. Isso porque, enquanto com a cultura de cobertura deixamos a palhada sobre o solo, na adubação verde revolvemos essa massa vegetal.
Como as leguminosas são utilizadas na adubação verde?
- Como as leguminosas utilizadas na adubação verde não são da mesma espécie da cultura de interesse, sua implantação auxilia na redução de populações de pragas agrícolas. As crotalárias são utilizadas com sucesso para controlar a incidência de nematoides no campo.