adplus-dvertising

Porque a transferência é uma resistência?

Índice

Porque a transferência é uma resistência?

Porque a transferência é uma resistência?

Estou mostrando para vocês que a transferência é resistência, não apenas porque o paciente faz essa associação e engaja o analista num determinado lugar. Ela é resistência porque, com o analista se identificando a esse lugar, responde dali mesmo, responde sem separação em relação ao que lhe é endereçado pelo paciente.

O que significa transferência em psicanálise?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.

O que são sintomas transferência e resistência dentro dos conceitos da psicanálise?

A resistência e transferência em psicanálise são conceitos que sustentam a atuação do analista, dando base para a compreensão das dores no processo terapêutico. Desse modo, saber trabalhar com esses dois elementos melhora a sua forma de atender, aperfeiçoando o seu nível de excelência.

O que é o método da sugestão conduzido por Freud no tratamento hipnótico?

Esse método, chamado de sugestão hipnótica, mostrou-se limitado porque enfocava exclusivamente os sintomas histéricos apresentados pela histeria traumática, os quais a expressavam como um único e grande trauma em atividade.

O que é resistência Segundo a psicanálise?

Numa síntese das definições de dois dicionários psicanalíticos, podemos dizer que o conceito de resistência, na psicanálise, designa "o conjunto das reações de um analisando cujas manifestações, no contexto do tratamento, criam obstáculos ao desenrolar da análise" (Roudinesco & Plon, 1998, p.

O que é manejo de transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.

O que Freud designou como transferência?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

Como funciona a resistência na psicanálise?

A resistência do indivíduo sinaliza a função defensiva do sintoma. Sem a doença, o sujeito fica indefeso e entregue à angústia. Por essa razão, ele resistirá até o momento em que a angústia não for mais um inimigo do qual é preciso se defender.

O que é o método da chamada livre associação?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

Por que a resistência e transferência são marcas da psicanálise?

  • As considerações da resistência e transferência são, portanto, umas das marcas da psicanálise. Isso porque o método psicanalítico sustenta que a relação entre analista e paciente é o espaço onde a doença se manifesta. É também o lugar onde ela será compreendida e tratada.

Qual o papel da resistência em psicanálise?

  • O papel da Resistência e da Transferência em psicanálise 1 Conceito de Resistência – O que os psicanalistas chamam de resistência diz respeito àquilo que faz com que a... 2 Conceito de Transferência – Quando o paciente sente-se acolhido pelo psicanalista e tem com este uma relação de... More ...

Como aumentar a confiança no tratamento de Psicanálise?

  • Aumenta-se a confiança, quebram-se parte das defesas e o inconsciente torna-se mais acessível. Em carta encaminhada a Georg Groddeck, em 1917, Freud afirma que todo terapeuta que leve em conta o conceito de resistência e transferência no tratamento pode dizer que está de fato fazendo psicanálise.

Qual a diferença entre transferência e tratamento?

  • Chama-se “transferência” porque de fato o paciente transfere sua doença para o setting terapêutico. Tal fator, faz com que o problema possa ser abordado ao vivo e a cores. Para que transformação do paciente possa acontecer de maneira direta e imediata.

Postagens relacionadas: