O que se pode denunciar ao Conselho Tutelar?
Índice
- O que se pode denunciar ao Conselho Tutelar?
- Porque o Conselho Tutelar existe?
- Quando se deve acionar o Conselho Tutelar?
- Como o Conselho Tutelar age em caso de denúncia?
- Como funciona o trabalho do Conselho Tutelar?
- Quando deve acionar o Conselho Tutelar?
- Como o Conselho Tutelar deve aplicar essas medidas?
- Qual a relação entre Conselho Tutelar e escolas?
- Por que o Conselho Tutelar pode aplicar medida emergencial?

O que se pode denunciar ao Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental, inclusão em serviços e programas ...
Porque o Conselho Tutelar existe?
O Conselho Tutelar foi criado no dia 13 de julho de 1990, como resultado da Lei 8.069, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente previstos no estatuto.
Quando se deve acionar o Conselho Tutelar?
O órgão deve ser acionado em qualquer situação que configure ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes por falta, omissão ou abuso dos pais, responsável, sociedade ou Estado ou em razão de conduta própria do menor (Art.
Como o Conselho Tutelar age em caso de denúncia?
O Conselho Tutelar é o órgão que recebe denúncias de maus tratos para averiguação, sendo responsável por conduzir os trâmites, além de também ser responsável atender e encaminhar crianças e adolescentes vítimas de abuso.
Como funciona o trabalho do Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é formado quando os membros são eleitos pela própria comunidade para um período de três anos. Nesse tempo, eles devem atender crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. Desse modo, o trabalho acontece, principalmente, a partir de denúncias.
Quando deve acionar o Conselho Tutelar?
- Com isso, surge a preocupação: você sabe quando deve acionar o Conselho Tutelar? Conforme prevê o art 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de todos assegurar a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Como o Conselho Tutelar deve aplicar essas medidas?
- Além disso, o Conselho Tutelar deve aplicar as medidas que zelem pela proteção e direitos dos menores. Ainda assim, vale ressaltar que o Conselho não é competente para aplicar alguma medida judicial ou fazer julgamento de casos. Isso acontece porque o órgão não é correcional.
Qual a relação entre Conselho Tutelar e escolas?
- A Educação é um desses direitos. Assim, os conselhos tutelares e escolas devem ser aliados na busca por cumprir os direitos estabelecidos pelo ECA. Na prática, porém, essa relação pode ser um pouco nebulosa. Isso acontece, sobretudo, devido a uma falta de clareza a respeito do que é competência, ou não, do conselho tutelar.
Por que o Conselho Tutelar pode aplicar medida emergencial?
- O Conselho Tutelar pode, conforme a gravidade do caso que está sendo atendido, aplicar uma MEDIDA EMERGENCIAL , para o rápido equacionamento dos problemas encontrados. É uma forma de fazer cessar de imediato uma situação de ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes.