Como se dá a intimação no cumprimento de sentença?
Índice
- Como se dá a intimação no cumprimento de sentença?
- É necessário intimar o revel da sentença?
- Quando o requerimento para cumprimento de sentença ocorrer após um ano do trânsito em julgado o devedor será intimado?
- Quando o executado deve ser citado para cumprir a sentença?
- Como pedir a execução de uma sentença?
- Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?
- O que é sentença à revelia?
- Qual o prazo para requerer o cumprimento de sentença?
- Quando deve ser intimado o devedor?
- Como foi cumprido o cumprimento de sentença?
- Qual o conceito de citação e intimação?
- Por que o cumprimento é indispensável para o devedor?

Como se dá a intimação no cumprimento de sentença?
Com a unificação do processo, na fase de cumprimento de sentença, o devedor é apenas intimado para pagamento. Essa intimação pode ocorrer tanto na pessoa do devedor, como na pessoa do advogado, assim, as próximas comunicações com o devedor se dá na pessoa do advogado.
É necessário intimar o revel da sentença?
513, § 2º, inciso II, do CPC/2015, preceitua que no início do cumprimento de sentença o réu revel (exceto o que foi citado por edital) deve ser intimado para cumprimento da decisão judicial por meio de carta com aviso de recebimento.
Quando o requerimento para cumprimento de sentença ocorrer após um ano do trânsito em julgado o devedor será intimado?
(6) O requerimento do cumprimento de sentença que reconheça obrigação de pagar quantia certa pode ser requerido logo após o trânsito em julgado da sentença. Contudo, caso seja formulado após 1 ano, a intimação do devedor deverá ser feita, observando as disposições do art. 274, Novo CPC, e do parágrafo 3º do art.
Quando o executado deve ser citado para cumprir a sentença?
513, que contém quatro regras: (a) em princípio, o devedor deve ser intimado para cumprir a sentença, na pessoa de seu advogado (art. 513, § 2º, I), mas, se o credor demorar mais de um ano para dar início ao cumprimento, a intimação do devedor deve ser pessoal, por meio de carta com aviso de recebimento (art.
Como pedir a execução de uma sentença?
“Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.”
Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?
O ministro lembrou a simplificação promovida pela Lei 11.232/2005 no processo de execução de sentença antes do atual CPC. Ele destacou que, após essa lei, o STJ fixou o entendimento pela desnecessidade da intimação pessoal da parte revel para o cumprimento da sentença.
O que é sentença à revelia?
Trata-se da ocasião em que, mesmo sem comparecer ao julgamento, o réu se manifesta por meio de um procurador. O réu julgado à revelia tem o direito de se manifestar em qualquer momento do julgamento.
Qual o prazo para requerer o cumprimento de sentença?
O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de seu advogado, cumpra, voluntariamente, a sentença transitada em julgado.
Quando deve ser intimado o devedor?
- Nessas situações, ou seja, com o longo tempo entre a sentença e o cumprimento, deve, necessariamente, o devedor ser intimado pessoalmente, justamente para se evitar insegurança e surpresas processuais que venha a prejudicar o devedor.
Como foi cumprido o cumprimento de sentença?
- Como foi explanado no artigo, cumprido, ou seja, havendo a satisfação do crédito opera-se a extinção da lide, seguindo o arquivamento. Porque o cumprimento de sentença é a fase final do processo.
Qual o conceito de citação e intimação?
- Citação e intimação (Processo Civil) - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) Conceito, citação direta e indireta, citação pelo correio, por mandado, intimação pela imprensa, pelo correio, por edital, entre outros. Revisão geral.
Por que o cumprimento é indispensável para o devedor?
- Ocorre que para o início do cumprimento forçado, ou seja, para que o Estado utilize seu poder executório nos bens do devedor, indispensável, com fulcro no devido processo legal, que o devedor seja intimado para adimplir com a obrigação da sentença. Assim, após o trânsito, indispensável a comunicação do devedor.