adplus-dvertising

Como a morfina age no corpo humano?

Índice

Como a morfina age no corpo humano?

Como a morfina age no corpo humano?

A morfina liga-se aos receptores do tipo Mu opióides no sistema nervoso central (SNC), causando inibição das vias ascendentes da dor, alterando a percepção e a resposta à dor; produz depressão generalizada do SNC.

Quanto tempo dura o efeito da morfina no organismo?

A morfina tem meia-vida curta, com início do efeito em 30 minutos, pico de ação em aproximadamente 1h e duração média de efeito analgésico de 4 horas (3 a 5 horas).

Por que a morfina é contra-indicada?

  • Redução da função renal (incomum). A morfina é contra-indicada em casos de hipertensão craniana como meningite, gravidez, insuficiência hepática ou renal ou para alérgicos a qualquer uma das substâncias da pupila.

Qual o efeito do uso prolongado de morfina?

  • O uso ocasional de morfina não costuma ter efeitos colaterais, mas o uso prolongado pode conseqüências físicas e mentais. O efeito colateral do consumo prolongado mais freqüente de morfina é a constipação e outros distúrbios digestivos.

Qual o mecanismo de atuação da morfina?

  • O mecanismo de atuação da morfina age no sentido de dificultar a ação dos receptores opióides, já que essas estruturas são importantes na regulação normal da sensação da dor. A morfina é introduzida por via oral, subcutânea, intramuscular ou intravenosa, sendo que a superdosagem pode resultar em danos graves ao paciente.

Quais os maiores riscos com a morfina?

  • Os maiores riscos com a morfina são depressão respiratória, depressão circulatória, parada respiratória, choque e parada cardíaca. Além disso, o uso de uma dose elevada deste medicamento pode causar sonolência e dificuldade respiratória, o que deve ser tratado na emergência com cuidados médicos intensivos e o antídoto específico, chamado Naloxona.

Postagens relacionadas: