Qual camada da pele que é vascularizada?
Índice
- Qual camada da pele que é vascularizada?
- Onde se encontra a melanina?
- Onde fica a camada córnea?
- Qual é a segunda camada da pele?
- Onde podemos encontrar a melanina?
- Onde se produz a melanina?
- Qual a função dos melanócitos na pele?
- Qual a diferença entre melanoma e câncer de pele?
- Por que a feomelanina pode causar câncer de pele?
- Quais os distúrbios afetam os melanócitos?

Qual camada da pele que é vascularizada?
Diferente da epiderme, a derme é vascularizada. Esta rede vascular supre a camada viva da epiderme, a camada basal que está em constante processo de mitose, e estruturas como os folículos pilosos e glândulas.
Onde se encontra a melanina?
A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
Onde fica a camada córnea?
Camada córnea: A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação.
Qual é a segunda camada da pele?
A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.
Onde podemos encontrar a melanina?
A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
Onde se produz a melanina?
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. ... Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos melanossomos: a eumelanina e a feomelanina.
Qual a função dos melanócitos na pele?
- Os melanócitos são os responsáveis pela produção de melanina, pigmento que atua na proteção contra os raios ultravioletas, além de dar a cor à pele. Uma característica importante a respeito das células epidérmicas é que, à medida que elas se afastam do estrato germinativo, elas aumentam sua quantidade de queratina.
Qual a diferença entre melanoma e câncer de pele?
- – Melasmas: Consistem em manchas que apresentam coloração em tons amarronzados. Eles surgem especialmente em mãos e braços, que ficam muito tempo expostos principalmente no período do verão. – Câncer de pele: Consiste em uma neoplasia que atinge a derme. Ele pode ser dividido em melanoma, carcinoma epidermoide e carcinoma basocelular.
Por que a feomelanina pode causar câncer de pele?
- Por outro lado, a feomelanina quando exposta aos raios UV, acaba por gerar radicais livres que causam danos ao DNA, contribuindo assim para os efeitos fototóxicos da radiação. Isto justifica a maior incidência do câncer de pele em pessoas de pele clara, onde a concentração de eumelanina é menor, enquanto há altas quantidades de feomelanina.
Quais os distúrbios afetam os melanócitos?
- Existem alguns distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças, como: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nervos melanocíticos e melanoma. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/melanocito/. Arquivado em: Citologia.