adplus-dvertising

Como acabou o Mobral?

Índice

Como acabou o Mobral?

Como acabou o Mobral?

O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”. O programa foi extinto em 1985 e substituído pelo Projeto Educar.

Quem iniciou no Brasil o Mobral?

Embora formalmente criado em 1968, o MOBRAL só foi efetivamente implementado a partir de 1971, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, cujo ministro da Educação era Jarbas Passarinho. Durante mais de uma década, jovens e adultos frequentaram as aulas do MOBRAL.

Quando foi fundado o Mobral?

2 de julho de 1969 Em 2 de julho de 1969 foi promulgado o Decreto-Lei n. ° 665, alterando o Artigo 8. ° da Lei n. ° 5.379 de (fundação do MOBRAL).

Quem acabou com o Mobral?

O Mobral durou 15 anos - foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney - e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil. Diplomou apenas 15 milhões dos 40 milhões de brasileiros que passaram pelas suas salas, diminuindo em apenas 2,7% o índice de analfabetismo no País.

Qual era a meta do Mobral?

O objetivo prioritário inicial do Mobral era o de alfabetizar a população urbana iletrada de 15 a 35 anos. Mas, a partir de 1974, voltou-se, também, para os jovens de nove a 14 anos.

Como foi criado o Mobral?

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi criado como fundação em dezembro de 1967, pela Lei nº 5.379. ... Projeto condizente com a proposta ideológica do regime militar, o MOBRAL se propunha a alfabetizar 11.4 milhões de adultos até o ano de 1971.

Postagens relacionadas: