adplus-dvertising

Quem defende o Serviço Social?

Índice

Quem defende o Serviço Social?

Quem defende o Serviço Social?

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

O que o profissional de serviço social defende?

Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade como forma de protes- to e indignação diante da barbárie capitalista que reitera a desigualdade social, e defende o fortalecimento dos movimentos sociais or- ganizados em defesa dos direitos da clas- se trabalhadora e de uma sociedade livre e emancipada.

Qual o papel do assistente social no combate à pobreza?

Nesse sentido, a política de assistência social se posiciona como estratégia para instituir uma rede protetiva de combate à pobreza, além de procurar corrigir injustiças e prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, contribuindo para a melhoria das condições de vida e de cidadania da população pobre ...

Como o Serviço Social se constitui como profissão?

I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.

Como surgiu a profissão de Serviço Social?

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. ... A primeira escola de Serviço Social no Brasil é datada de 1936 em São Paulo é foi coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl.

Quando surgiu o assistente social no Brasil?

No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 19, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.

Qual o motivo do surgimento do Serviço Social?

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.

Quando começou a profissão de Serviço Social?

  • O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252. A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970.

Qual a origem do Serviço Social?

  • O Serviço Social como profissão tem seu inicio marcado pelas primeiras formas de ajuda, estas primeiras relatadas nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula, que acredita-se que sejam uns dos primeiros precursores da Assistência Social, embora se sabe que o Serviço Social é praticado desde a origem da história.

Quem pode trabalhar em serviço social?

  • Quem faz Serviço Social pode trabalhar em quê? O profissional formado em Serviço Social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores.

Quais são os profissionais de Serviço Social atuantes na área?

  • Foram entrevistados 6 profissionais de Serviço Social atuantes na área, em São Luís- MA, onde se perguntou sobre a pratica profissional do Assistente Social e também quais foram as mudanças que ocorreram enquanto trabalho profissional e como a sociedade recebe e idealiza o profissional de Serviço Social.

Postagens relacionadas: