Em que ano foi o Plano Bresser?
Em que ano foi o Plano Bresser?
1987 O Plano Bresser foi uma iniciativa criada em 1987 para tentar frear o aumento expressivo da inflação na economia brasileira. Era a terceira tentativa seguida para tentar ajustar os preços no país.
Quando foi a hiperinflação no Brasil?
No Brasil, a hiperinflação ocorreu nos anos 80 e início dos anos 90, quando a inflação galopante chegou a superar os 80% ao mês – sim, ao mês.
Quem tem direito a receber o Plano Bresser?
Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).
Quanto tempo durou a hiperinflação?
A hiperinflação no Brasil durou entre a década de 19, com seu ápice em março de 1990, quando o índice de inflação atingiu 80%.
Qual era o objetivo do Plano Bresser?
Nome pelo qual ficou conhecido o conjunto de medidas econômicas lançado pelo ministro da Fazenda Luís Carlos Bresser Pereira em 12 de junho de 1987 com o objetivo de conter a inflação. ... Entre fevereiro e novembro de 1986 o congelamento de preços instituído pelo plano reduziu a 1% a taxa mensal de inflação.
Quais foram as principais medidas adotadas pelo Plano Bresser?
Principais medidas do Plano Bresser Congelamento de preços e salários: Foi progressivo, sendo realizado em 3 etapas. Primeiramente congelamento geral de preços, salários e aluguéis por 90 dias. ... Criação de um novo indexador: A URP (Unidade de Referência de Preços) reajustaria salários e o teto para reajustes de preços.
Como o Brasil venceu a hiperinflação?
Plano Brasil Novo, mais conhecido como Plano Collor Lançado pelo primeiro presidente eleito pelo voto direto no dia seguinte à sua posse, em 16 de março de 1990, o plano impõe uma nova troca da moeda, que volta a se chamar Cruzeiro, desta vez sem corte de zeros.