Quem inventou a primeira caneta esferográfica?
Índice
- Quem inventou a primeira caneta esferográfica?
- Como surgiu canetas esferográficas?
- Onde foi criada a primeira caneta?
- Quantos anos tem a caneta esferográfica?
- Quando surgiram as canetas esferográficas acessíveis?
- Por que a caneta esferográfica existe há séculos?
- Por que a caneta esferográfica é giratória?
- Qual a bolinha da caneta esferográfica?
Quem inventou a primeira caneta esferográfica?
John J. Loud László Bíró Caneta esferográfica/Inventores
Como surgiu canetas esferográficas?
Em 1938 o jornalista húngaro László Biró, junto com seu irmão György, criou uma caneta recarregável com ponta em forma de esfera móvel que ao girar distribuía tinta de modo uniforme no papel. Biró patenteou e começou a fabricar sua caneta esferográfica na Argentina, onde se fixou a partir de 1940.
Onde foi criada a primeira caneta?
Lá pelo ano 300 a.C., as varetas de bambu faziam sucesso entre os egípcios. Nas ruínas de Pompéia (cidade italiana destruída pelo vulcão Vesúvio no ano 79), foi encontrada uma espécie de caneta com ponta de bronze. Mas quem teve vida longa mesmo, para azar dos gansos, foram os modelos feitos com penas de aves.
Quantos anos tem a caneta esferográfica?
Loud em 30 de Outubro de 1888. Tratava-se de um produto destinado a marcar couros e não foi explorado comercialmente. Posteriormente, o jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
Quando surgiram as canetas esferográficas acessíveis?
- Na Europa, as primeiras canetas esferográficas acessíveis foram produzidas em 1945, por Marcel Bich, cujo mérito foi o do desenvolvimento de um processo industrial de fabricação que reduzia significativamente o custo das canetas por unidade.
Por que a caneta esferográfica existe há séculos?
- Embora pareça que a caneta esferográfica existe há séculos, ela é uma criação bastante recente — mais precisamente, da década de 30.
Por que a caneta esferográfica é giratória?
- Então, espere, pois nós, aqui do Mega Curioso, vamos contar para você. Se você olhar atentamente para uma caneta esferográfica, vai notar que ela possui uma bolinha — geralmente feita de aço, carbeto de tungstênio ou latão — giratória na ponta.
Qual a bolinha da caneta esferográfica?
- Se você olhar atentamente para uma caneta esferográfica, vai notar que ela possui uma bolinha — geralmente feita de aço, carbeto de tungstênio ou latão — giratória na ponta. A esfera é a responsável por aplicar a tinta sobre o papel conforme vamos escrevendo, e também é ela que evita que ocorram vazamentos enquanto a caneta está em uso.