adplus-dvertising

Quais são os domínios da Taxonomia de Bloom?

Índice

Quais são os domínios da Taxonomia de Bloom?

Quais são os domínios da Taxonomia de Bloom?

A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios: - o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual; - o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores; - o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o ...

O que é Taxonomia de Bloom e qual a sua finalidade?

A Taxonomia de Bloom é um desses instrumentos cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem.

O que é Taxonomia de Bloom revisada?

A taxonomia de Bloom revisada modificou os nomes das categorias do domínio cognitivo que estavam em forma substantivos (Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação) para verbos de ação (Conhecer, Entender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar), explicados anteriormente.

Quais são os objetivos da taxonomia de Bloom?

A Taxonomia de Bloom propõe que os educadores devem proporcionar aos alunos três objetivos principais, classificados a partir dos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.

Qual o nível difícil da Taxonomia de Bloom?

A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.

Quais são os domínios cognitivos?

O domínio cognitivo engloba o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento e a capacidade de reconhecer informações, padrões e fatos. Está segmentado em seis níveis de compreensão, que vão do mais simples ao mais complexo.

Como fazer a Taxonomia de Bloom?

A dimensão Processo Cognitivo da Taxonomia de Bloom revisada, como na versão original, possui seis capacitações. Da mais simples à mais complexa, são elas: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Lembrar consiste em reconhecer e recordar informações importantes da memória de longa duração.

O que é taxonomia da aprendizagem?

A idéia central da taxonomia é a de que os objetivos educacionais podem ser arranjados numa hierarquia do mais simples (conhecimento) para o mais complexo (avaliação). ... CONHECIMENTO O aluno irá recordar ou reconhecer informações, idéias, e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos.

Qual a classificação do trabalho de Bloom?

  • Uma das questões sobre o trabalho de Bloom é a existência ou não de uma hierarquia estrita e sequencial. A classificação foi mais tarde revisada por diversos cientistas, como Lorin W. Anderson e David R. Krathwohl, co-autor do trabalho original.

Quais os processos caracterizados pela taxonomia?

  • Ex: Julgue, Recomende, Critique, Justifique. Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural.

Por que a classificação de Bloom não foi terminada?

  • Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.

Qual é a hierarquia de Bloom?

  • Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade. As habilidades no domínio cognitivo tratam de conhecimento, compreensão e o pensar sobre um problema ou fato .

Postagens relacionadas: