Quando e onde surgiu o jongo?
![Quando e onde surgiu o jongo?](https://i.ytimg.com/vi/RyTzVqXJ7Kw/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLA7hkEXEruuAuWxYMx16MzBDRiIJQ)
Quando e onde surgiu o jongo?
O jongo chegou ao Brasil com os escravos africanos de origem bantu, vindos do Congo e de Angola, permanecendo presente entre aqueles que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar no vale do Rio Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.
Como era conhecido o jongo?
O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.
Quando o jongo chegou no Brasil?
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Quais são os movimentos do jongo?
Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
Qual a origem da dança kuduro?
Nascido de uma mistura de música eletrônica com ritmos tradicionais angolanos, o kuduro surgiu em Luanda, capital de Angola, nos anos 1990. Logo se espalhou por Angola e pela África e ganhou as pistas de dança da Europa, a partir de Portugal. ... “É uma música que vem se espalhando pela sociedade angolana.
Qual é a origem da dança kizomba?
A origem da kizomba é objeto de debate. É de origem angolana, com um toque das Antilhas ou de Cabo Verde, e se tornou popular nos anos 1990 graças ao cantor Eduardo Paim. A palavra significa "festa" em kimbundu, uma das línguas mais faladas no país.