adplus-dvertising

Quantos anos tem o Iphan?

Índice

Quantos anos tem o Iphan?

Quantos anos tem o Iphan?

80 anos O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de criação em 13 de janeiro de 2017 e uma extensa programação de ações e eventos marcarão essa data.

Quem era o presidente na época do Iphan?

Histórico - Desde a criação do Instituto, em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, assinada pelo então presidente Getúlio Vargas, os conceitos que orientam a atuação do Instituto têm evoluído, mantendo sempre relação com os marcos legais.

Quando foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional?

13 de janeiro de 1937 Oficialmente, contudo, o órgão só foi criado no ano seguinte com a promulgação, em 13 de janeiro de 1937, da Lei nº. 378.

Qual a função do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional?

Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. ...

O que significa as siglas Iphan é Unesco?

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e a representante adjunta da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, conversaram sobre os projetos de cooperação ...

Quando o sphan virou Iphan?

1937 (13 de janeiro) Lei nº 378 institui a fundação do SPHAN como órgão oficial de preservação do patrimônio cultural brasileiro. 1937 (30 de novembro) Decreto-Lei nº 25 regulamenta as atividades do SPHAN. ... 1970 - O DPHAN é transformado em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Quem é Larissa Peixoto?

Graduada em Turismo e Hotelaria no ano de 2008, com extensão em Desenvolvimento Gerencial em Turismo pela Universidade Federal Fluminense, e pós-graduação em gestão estratégica de marketing, planejamento e inteligência competitiva. No mesmo ano iniciou sua carreira como servidora do Ministério do Turismo (MTur).

O que foi o Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional quando foi criado e qual era sua função?

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério do Turismo, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.

Qual o objetivo do Sphan?

O decreto de criação do SPHAN definia o patrimônio histórico e artístico nacional como "o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja do interesse público quer por sua vinculação a fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, ...

Qual a importância da preservação do patrimônio histórico cultural?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Quais são as atividades do IPHAN?

  • A cada dois anos o IPHAN publica o “Relatório de Atividades do Iphan” onde relata os registros, tombamentos, prêmios, exposições, oficinas, o planejamento administrativo e demais atividades desenvolvidas pelo Instituto, que constituem ferramentas de fomento à preservação do patrimônio nacional.

Quais são os conceitos que orientam a atuação do IPHAN?

  • Os conceitos que orientam a atuação do IPHAN têm evoluído desde a fundação, mantendo sempre a relação com os marcos legais.

Quais são as parcerias com o IPHAN?

  • Para tanto, o IPHAN mantém parcerias com diversas instituições, Ong’s, associações e fundações com as quais mantém mais de 20 mil edifícios e 83 centros e conjuntos urbanos tombados, além de um cadastro com cerca de 12.000 sítios arqueológicos, mais de um milhão de objetos e 250 mil volumes bibliográficos.

Postagens relacionadas: